Praias lindas, pitorescas aldeias de pescadores, cidades com muita história e arquitetura incrível. De fato, assim é a Puglia.
Situada no sudeste da Itália, esta é uma região encantadora, simples, famosa principalmente por sua fartura agrícola e culinária deliciosamente rústica, bem como suas paisagens e litoral espetaculares.
Enfim, de Bari ao Gargano, de Lecce, às cintilantes cidades brancas do Valle d’Itria, veja algumas dicas de cidades para conhecer na Puglia e encaixá-las no seu roteiro!
Cidades para conhecer na Puglia: Bari e arredores
Bari, a capital da Puglia, é uma cidade que tem mais de 2000 anos de história.
Hoje em dia, a ciade é um dos centros econômicos mais importantes do sul da Itália e, por causa de seu aeroporto internacional e porto, uma importante porta de entrada para a região.

A maioria dos visitantes chega a Bari, mas tende a pular a cidade, optando por seguir para outra parte da Puglia. Eu recomendo passar uma ou duas noites em Bari para passear pela Cidade Velha e conhecer a atmosfera autêntica.
Não deixe de ler: Roteiro de 1 dia em Bari
Se você tiver mais tempo, recomendo esta outra adorável cidade litorânea ao longo da costa perto de Bari.
- Trani – ao norte de Bari. Trani tem um belo porto e uma catedral e é um bom lugar para interromper uma viagem entre o Valle d’Itria e o Gargano ou para visitar o Castel del Monte (40 minutos indo para o interior).
Monopoli
Considero Monopoli a cidade mais graciosa na região de Bari. Ela é uma cidade surpreendente: bonita, pitoresca, não tão turística quanto as suas vizinhas famosas (Polignano a Mare e Alberobello), uma daquelas jóias que fazem a gente ter vontade de voltar sempre que for possível.
Localizada a pouquíssimos quilômetros de Polignano a Mare, Monopoli pode ser uma ótima base para conhecer aquela região da Puglia. Aliás, é justamente o lugar ideal para quem prefere cidadezinhas pequenas e mais tranquilas, onde realmente é possível ver a vida simples dos locais, pescadores tecendo suas redes, crianças brincando livres nas ruas.
Além disso, algo que faz de Monopoli uma ótima cidade para passar inesquecíveis momentos de relax, é o fato dela ser praticamente completa. Defato, há praias deslumbrantes, restaurantes incríveis (para todos os bolsos e gostos), hotéis de todos os tipos, e várias atividades e passeios para fazer. Enfim, é impossível entediar-se.
Veja AQUI mais dicas de Monopoli
Polignano a Mare
Empoleirada dramaticamente à beira de uma escarpa, Polignano a Mare é um dos cartões postais da Puglia no mundo.
A idílica cidade litorânea abraça uma pequena praia com Bandeira Azul protegida por dois penhascos, e seu centro histórico – um labirinto de ruas sinuosas, edifícios descoloridos pelo sol e igrejas antigas – revela vislumbres intrigantes do mar azul cintilante a cada esquina.
Graças ao seu cenário espetacular, rodeado por águas cristalinas e cavernas marinhas semi-submersas, Polignano a Mare é amplamente conhecido pela Red Bull Cliff Diving World Series, que acontece lá todos os anos no verão.
Cidades para conhecer na Puglia: Valle d’Itria
O Valle d’Itria fica no centro da Puglia. É um lugar caracterizado por seus “trulli” (casas caiadas de branco com telhados cônicos), cidades charmosas e produtos agrícolas.
Alberobello e Locorotondo
Sendo duas cidades muito pequenas e próximas uma da outra, Alberobello e Locorotondo podem ser visitadas no mesmo dia, tanto que são várias as excursões e passeios que colocam as duas cidades juntas.
Com seus charmosos trulli, a cidade branca de Alberobello, na província de Bari, parece ter saído diretamente de um livro de histórias infantil. Feitas de calcário local, essas estruturas antigas e peculiares protegidas pela UNESCO abrigam de tudo, desde bares e butiques a igrejas, museus e pousadas, dando ao centro histórico da cidade uma aparência de conto de fadas extravagante.
Desnecessário dizer que Alberobello não pode ficar fora da lista das cidades para conhecer na Puglia!
Por sua vez, Locorotondo é um labirinto de casinhas típicas e ruas tranquilas, mantidas impecáveis pelos residentes que decoram suas varandas e escadarias com gerânios rosa.
Não há atrações principais, mas isso significa que não recebe muitos visitantes, por isso é um lugar encantador para desfrutar de um almoço descontraído e passear pelas ruas.
Por fim, se sobrar um pouquinho de tempo, dá ainda para visitar Cisternino! Ela é semelhante a Locorotondo, com um pequeno e charmoso centro histórico de casas caiadas de branco e vistas da paisagem circundante.
Martina Franca
Maior cidade do Valle d’Itria, Martina Franca é uma excelente base para explorar a área.
O centro histórico da cidade possui uma bela arquitetura barroca (como o Palazzo Ducale e a impressionante Basílica di San Martino), ruas pitorescas bem como excelentes restaurantes.
A propósito de gastronomia, Martina Franca é particularmente famosa por sua culinária e vinhos. Não deixe de provar a a especialidade local “capocollo“, um salame de porco curado.
Ostuni

A pitoresca Ostuni é um dos lugares mais bonitos de Puglia, com uma adorável parte histórica e uma parte mais moderna e animada, com muitas atividades para entretê-lo por uma tarde ou mesmo uma estadia mais longa.
A parte antiga de Ostuni é repintada de branco a cada dois anos para mantê-la com aparência renovada e, de fato, parece quase uma ilha grega com suas paredes brancas e portas e venezianas coloridas. Suas históricas muralhas de defesa separam a cidade velha da nova.
Cidades para conhecer na Puglia: área do Salento
O Salento é uma península quente e seca na ponta sul da Puglia. O seu isolamento geográfico fez com que tenha desenvolvido uma forte identidade com a sua própria cozinha, tradições e música, influenciada pelo seu passado grego.
Junto com algumas das melhores praias da Itália, existem muitas cidades fascinantes para explorar.
Gallipoli
Se a sua ideia é curtir as praias, não deixe de ir a Gallipoli, cidade situada ao longo da costa do Salento. Ela divide-se em duas áreas: a cidade velha, situada numa ilhota, e parte nova, ligada à ilha por uma ponte.
Na parte antiga da cidade pode-se ver a Fontana Greca, um monumento de origem renascentista, a Catedral de Sant’Agata, um dos maiores exemplos do barroco no Salento, a Igreja de Santa Maria della Purità com um belo piso de majólica. Por fim, você vai admirar o Castelo de Gallipoli, uma fortaleza defensiva pertencente à cidade velha, juntamente com sua Torre del Rivellino.
É nas proximidades de Gallipoli que ficam as chamadas Maldivas da Itália, praias de areia branquinha e águas cristalinas!
Otranto
Escondida no calcanhar da Itália, na província de Lecce, a pitoresca cidade litorânea de Otranto significa coisas diferentes para viajantes diferentes.
Os entusiastas da arte e da história a visitam para admirar os lindos pisos de mosaico do século XII em sua catedral românica; os gourmets para explorar os restaurantes de frutos do mar ao longo da beira-mar; os românticos incuráveis para se perderem em seu bairro antigo perfeito de cartão-postal, cruzado por estreitas vielas pavimentadas com travertino.
No auge do verão, porém, todos lutam por um espaço de praia ao longo de sua bela costa de 10 km de extensão.
Lecce
Frequentemente rotulada como a “Florença do Sul”, esta cidade incrivelmente charmosa é um dos lugares imperdíveis de Puglia.
Devido aos muitos monumentos barrocos que podem ser encontrados por lá, Lecce também é muito apreciada por quem ama arquitetura. A cidade tem um centro histórico maravilhoso, inúmeras igrejas e praças.
Um dos aspectos mais marcantes de Lecce, é a pedra de Lecce (ou pietra leccese) que foi usada para construir os edifícios da parte antiga da cidade. Além disso, é definitivamente um lugar para se deliciar com alguns deliciosos pratos típicos, como o “pasticciotto”.
Não deixe de ler: Lecce: Dicas para visitar esta beleza do sul da Itália
Santa Maria di Leuca
Lá na pontinha no extremo sul da Puglia, Santa Maria di Leuca é um lugar muito apreciado pelos turistas.
A costa é bastante acidentada e formada por rochas brancas e grutas naturais. Um belo farol branco domina a baía e logo ao pé dele fica a Basílica de Santa Maria de Finibus Terrae. Ao longo da orla marítima, há alguns edifícios nobres elegantes e vilas em estilo Liberty.
Cidades para conhecer na Puglia: área do Gargano
O Promontório do Gargano se projeta no Mar Adriático, no norte da Puglia, e é chamado de espora da bota italiana. É muito diferente do resto da Puglia, mais verde e montanhoso com exuberantes florestas de pinheiros e um litoral espetacular de penhascos de calcário branco, cavernas marinhas e longas praias de pedras.
É mais difícil de chegar do que Valle d’Itria e Salento, então é o tipo de lugar para encaixar no roteiro caso faça uma viagem de carro pela Puglia ou deseje especificamente visitar as cidades de lá, considerando que algumas são metas do turismo religioso, como Monte Sant’Angelo e San Giovanni Rotondo.
Vieste
Vieste fica em uma península com penhascos brancos que se projeta para o mar. Por outro lado, a parte antiga da cidade é um labirinto de vielas e de escadarias, repletas de casinhas brancas simples com roupas penduradas no varal.
De cada lado da cidade existem longas praias de areia que onde se pode chegar a pé. Você pode fazer um belo passeio de barco pela costa para conhecer as grutas marinhas.
Enfim, Vieste é uma ótima base para explorar o Gargano.
Monte Sant’Angelo
As rotas de peregrinação são quase sempre difíceis de chegar, por isso não é de admirar que um dos locais de culto mais importantes da Itália seja acessível por uma estrada longa, íngreme e sinuosa.
Mas vale muito a pena seguí-lo. Com seus 796m de altitude, Monte Sant’Angelo oferece uma vista esplêndida para o mar. Além disso, é uma cidade que vale a visita, independentemente das crenças religiosas de cada um.
Em torno do Santuário de São Miguel Arcanjo, as vielas sinuosas e as casas geminadas e térreas, pintadas com cal, do distrito de Junno se prestam a um agradável passeio sem rumo.
Não deixe de ler: Monte Sant’Angelo e o Santuário de São Miguel Arcanjo
Outros lugares e cidades para conhecer na Puglia
Castel de Monte. Se você for para o Gargano vindo do sul / centro da Puglia, considere uma parada no histórico Castel del Monte, uma imponente cidadela do século XIII.
Altamura. Enfim, outra cidade que posso recomendar para uma parada é Altamura. Localizada já perto de Matera, na divisa entre a Puglia e Basilicata, Altamura é uma cidade movimentada com muralhas e uma catedral impressionante. Além disso, se você quiser um local para almoçar, confira o Ristorante Tre Archi! E não deixe de provar o Pão de Altamura.