Falésias, grutas marinhas, praias de areia fininha… o litoral da Puglia, com quase 800km de extensão, é caracterizado por uma grande variedade de paisagens e um mar lindíssimo. Mas de uma ponta à outra da região, quais seriam as praias mais bonitas?
Sem dúvida a escolha é difícil, mas uma renomada revista de viagem italiana, a Dove, listou 15 entre as mais paradisíacas praias na Puglia. Então, quer ver quais são?
1) Punta Prosciutto

A praia de Punta Prosciutto, localizada na cidade de Porto Cesareo, é uma linda praia de areia fina e branquinha, contornada por dunas cobertas de vegetação mediterrânea. O mar é belíssimo, cristalino, com tons de azul turquesa. Além disso, é daqueles tipos de praias rasas, com poucas ondas, ideais para nadar.
2) Porto Selvaggio

Localizada entre Gallipoli e Porto Cesareo, Porto Selvaggio é uma reserva ambiental que deve ser explorada a pé, ao longo de uma trilha que se desenvolve entre arbustos típicos da área do Mediterrâneo. O mar, de um profundo azul, contrasta com as rochas claras. São famosas duas grutas de Porto Selvaggio: a Grotta del Cavallo, onde foram encontrados os mais antigos restos de Homo Sapiens da Europa, e a Grotta delle Corvine.
3) Praias na Puglia: Pescoluse

Considerada as “Maldivas do Salento”, entre as cidades de Ugento e Santa Maria di Leuca, a praia de Pescoluse é um verdadeiro sonho de águas cristalinas, areia branca e dunas.
4) Punta Pizzo
Outro paraíso no Salento é Punta Pizzo, localizada dentro da reserva ambiental Isola Sant’Andrea. Punta Pizzo alterna pequenas enseadas e rochas, tudo contornado por um bosque de pinheiros.
5) Baia di Torre dell’Orso
Entre as oliveiras de Melendugno, já no litoral da Puglia banhado pelo Mar Adriático, a Baía de Torre dell’Orso é como uma meia lua de areia de quase 1km cominada pela torre que dá o nome à praia.
A praia é caracterizada por dois rochedos claros no meio do mar, chamados de “due Sorelle“, as duas irmãs.
6) Campomarino di Maruggio
A torre militar Moline, do século XVII, apenas uma das centenas de torres que marcam o Salento, anuncia que estamos no litoral de Campomarino di Maruggio: mar azul turquesa, albatrozes, dunas cobertas de vegetação mediterrânea.
Certamente é um dos trechos mais bonitos do litoral da Puglia banhado pelo Mar Jônico, um lugar onde descobrir a pé as praias de Ayala ou de Conte, preferida dos naturistas e frequentada por poucas pessoas.
7) Porto Badisco
Praticamente no meio do caminho entre Otranto e Santa Cesarea Terme, se encontra Porto Badisco, uma enseada natural, estreita e profunda onde se destacam as torres de Sant’Emiliano e Minervino. Segundo o poeta Virgilio, em sua Eneida, ali teria desembarcado Enéias.
Lá também se esconde um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa a Grotta dei Cervi. Mas a maior atração é mesmo o mar azul cobalto, que se destaca entre o branco das rochas de calcário. Sem dúvida é um verdadeiro paraíso para os mergulhadores!
8) Baia dei Turchi

A praia de Baia dei Turchi está localizada a cerca de 7km a norte de Otranto, e é chamada assim porque foi lá que o exército otomano desembarcou durante o assédio da cidade em 1480, evitando assim os imponentes muros. Uma faixa de areia branca abraço o mar, límpido e transparente.
9) Punta della Suina
Localizada na baía de Gallipoli, a praia de Punta della Suina é um paraíso onde se pode chegar por meio de uma simples caminhada em meio ao verde, uma paisagem feita de dunas, rochas, areia branca e piscinas naturais de cor turquesa.
10) Torre Guaceto
A 15km de Brindisi, Torre Guaceto é uma área marinha protegida, encaixada entre os recifes de Apani e Punta Penna Grossa.
O lugar faz parte de um ecossistema único, etapa fundamentação na migração de pássaros. Além disso, praias de areia dourada, bastante vegetação mediterrânea, dunas, bambuzais e piscinas naturais, compõem Torre Guaceto. Enfim, é uma praia perfeita para quem gosta de fazer snorkeling.
11) Baia di Vignanotica
Da Baia dei Mergoli, ou delle Zagare, inicia a trilha que leva até a Baia di Vignanotica, circundada por rochedos de calcário. Ela é chamada também de “praia dos albatrozes” porque ao anoitecer ali pousam os albatrozes-reais que constroem seus ninhos entre as rochas.
Enfim, bastam pés de patos e uma máscara para descobrir a pouco metros de profundidade o fundo do mar cheio de peixes. Mas antes de chegar à praia, vale a pena parar no mirante de frente a uma paisagem que é um verdadeiro cartão postal.
Veja o vídeo abaixo:
12) Baia dei Mergoli
A Baia dei Mergoli é um símbolo do Gargano, entre Mattinata e Vieste. Há duas praias, divididas por uma falésia bem alta. A faixa de areia é clara, misturada com pedrinhas brancas. O mar é cristalino e é possível chegar lá através de uma trilha entre amendoeiras, oliveiras e pinheiros.

13) Cala della Sanguinara
Próximo a Peschici, encaixada em uma falésia coberta por pinheiros, a Cala della Sanguinara é uma pequena jóia onde se pode chegar através de uma caminhada descendo em meio aos bosques. Lá é possível visitar, de barco ou nadando, grutas marinhas como a Grotta dei Pomodori, que deve seu nome aos cachos de celenterados marinhos avermelhados (que lembram tomates) pendurados nas paredes da gruta.
14) Praia de Zaiana
A cerca de 10km de Peschici, dentro do Parque Nacional do Gargano, a praia de Zaiana é um pequeno oásis natural escondido entre os paredões rochosos cobertos de pinheiros e vegetação mediterrânea, onde se chega através de uma escadaria íngreme escavada na rocha.
Além disso, lá perto se encontra a Grotta di Manaccora. A areia é fina e dourada, o mar cristalino. Há somente poucas cabanas de palha no lugar dos guarda-sóis.
15) Cala Matano
Já ao largo da Puglia, no arquipélago das ilhas Tremiti, uma etapa obrigatória é a ainda selvagem Cala Matano. Lá, em sua casa, Lucio Dalla compôs em 2001 Luna Matana e Com’è profondo il mare. O acesso se dá através de uma trilha de chão batido escondida em meio à vegetação, mas em poucos minutos se chega à praia.
