Bari, Itália, é a capital da Puglia, uma cidade de médio porte, linda. É sempre uma ótima base para visitar várias cidades importantes nos arredores, como Monopoli, Polignano a Mare e Alberobello. Além disso, é um dos destinos ou porto de partida de muitos cruzeiros no Mar Adriático.
Certamente passar um dia em Bari é pouco, mas muitas vezes ela acaba sendo sacrificada na hora de montar um roteiro pela Puglia. No entanto, em uma de minhas viagens, só pude passar um dia em Bari antes de seguir para Monopoli. Foi daí que surgiu a ideia deste roteiro de 1 dia em Bari, que pode ser útil tanto para quem chega de cruzeiro e tem poucas horas disponíveis na cidade ou para quem usa Bari apenas como ponto de passagem.
Roteiro de 1 dia em Bari
Meu roteiro em Bari iniciou na estação ferroviária e eu tinha como objetivo chegar ao centro histórico da cidade, ou melhor, o bairro chamado Bari Vecchia (Bari Velha).
Ao sair da estação, basta seguir direto, passando pelo meio da Piazza Umberto. Logo você encontrará uma rua totalmente dedicada aos pedestres, a Via Sparano. Ela é uma importante rua de Bari, que concentra muitas lojas de grife, restaurantes e cafés. A um certo ponto, a Via Sparano cruza com uma grande avenida, o Corso Vittorio Emanuele II, e dali em diante você começará a adentrar-se no centro histórico de Bari.

Bari Vecchia, o centro histórico
Eu sou aquele tipo que prefere não seguir um mapa, e foi o que eu fiz uma vez dentro de Bari Velha. Até tentava seguir um itinerário preciso, mas são tantas ruelas, que a melhor coisa é “se perder” lá dentro.
Imaginem que até alguns anos atrás, Bari Velha era um lugar considerado perigoso, decadente e extremamente pobre. Era um lugar onde nenhum turista poderia caminhar despreocupado. Nos anos 90 o bairro começou a ser revitalizado e valorizado. Foi assim que Bari Velha renasceu e hoje é cheia de B&Bs, restaurantes e, sobretudo, turistas! Caminhando por Bari Velha eu não me sentia em uma cidade grande, mas sim em um vilarejo!
As praças
Mas voltando ao nosso roteiro, um bom lugar para iniciar o roteiro dentro de Bari Velha é a Piazza del Ferrarese (balãozinho azul no mapa). Chamada também de Porta di Mare (Porta do Mar) era uma das entradas da cidade medieval. Ela fica de frente para o porto antigo, outro lugar que me fascinou bastante, porque cheio de barquinhos de pescadores que contrastavam muito com a paisagem da cidade moderna.
Uma continuação da Piazza del Ferrarese é a Piazza Mercantile, onde surge a Colonna della Giustizia, uma coluna onde antigamente eram amarradas os devedores e fraudadores, que deviam se sujeitar à vontade da população (punição aos caloteiros!). Uma outra grande atração da Piazza Mercantile é a sorveteria Martinucci. Famosíssima, eu não podia passar por Bari sem experimentar o sorvete de lá. Gente… pedi um gelato de creme com nutella de pistache, um dos melhores que já provei na vida! A Piazza Mercantile fica muito animada à noite, é cheia de bares e restaurantes muito frequentados pelos locais.
Com meu sorvete nas mãos, fui passeando pela Via Venezia, uma rua que contorna uma parte do centro histórico, passando por cima dos muros que o delimitam. Tem uma vista linda para o mar e é repleta de casas graciosas, daquelas que a gente não cansa de admirar.

A Via Venezia conduz novamente à Piazza Mercantile e uma vez de volta, a melhor coisa é embrenhar-se nas ruelas de Bari Vecchia, porque seguir um percurso preestabelecido seria muito complicado. Ao caminhar pelas ruazinhas, pude ver crianças brincando com liberdade, velhinhos sentados na porta de casa. Tinha quase a sensação de entrar na casa das pessoas, enquanto observa o que faziam.

Melhor coisa para fazer em Bari Vecchia: andar sem rumo
A um certo ponto, você encontrará tabuleiros repletos de “orecchiette” (a massa em forma de orelhinhas típica da Puglia). Várias senhoras produzem em suas próprias casas, em modo artesanal, uma verdadeira arte. As orecchiette ficam enxugando no sol e se tornam uma atração turística.
As igrejas
As principais igrejas do centro histórico de Bari são a Catedral de San Sabino e a Basílica de San Nicola. A Catedral de San Sabino é de época bizantina, mas foi reconstruída entre 1170 e 1178 em estilo românico, que tem uma cúpula de 35m de altura, que dá para ver a partir de vários pontos de Bari Velha. Não consegui encontrá-la aberta, por isso só pude fotografar a fachada.

A outra, a Basílica di San Nicola (San Nicola ou São Nicolau é o padroeiro de Bari), também em estilo românico-pugliese, foi construída em 1087 justamente para receber as relíquias do padroeiro da cidade. Hoje em dia é uma meta de peregrinos de diversos países do mundo, sobretudo católicos ortodoxos russos, porque São Nicolau também é padroeiro da Rússia. Curioso, não?


Estas são as principais atrações de Bari, que mesmo o turista com pressa, porque tem poucas horas disponíveis durante uma parada do cruzeiro consegue visitar. E repito: deixe-se levar pela tranquilidade das vielas de Bari Velha, explore cada cantinho e não se esqueça de saborear as gostosuras de Bari!
Uma dica de passeio em Bari
Uma ótima ideia para conhecer as atrações que citei anteriormente de um jeito bem divertido, é fazer o tour de ciclo-riquixá, em italiano risciò (um tipo de triciclo, também conhecido como eco-táxi). O ciclo-riquixá transporta até duas pessoas mais o guia, que vai pedalando.
Clique AQUI para saber mais sobre este passeio. Tem também a opção de passeio de bicicleta, para os fãs do pedal (veja AQUI). Nós super recomendamos as duas!
Como chegar a Bari, Itália
-
De avião
Em Bari há um aeroporto internacional, o Aeroporto Karol Wojtyla, onde chegam voos de diversas cidades italianas e europeias. O aeroporto está muito bem conectado ao centro de Bari por meio de um trem. Em apenas minutos você chega à estação central de Bari. O bilhete custa 5 euros e pode ser comprado na hora nas máquinas que ficam pouco antes do ponto de partida dos trens (o aeroporto é bem sinalizado e você verá as indicações para a ferrovia).
-
De trem
Se você pretende viajar de trem de outras cidades da Itália para Bari, clique AQUI para ver horários, preços e trens disponíveis.
-
De carro
Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.
Uma resposta em “Bari: o que ver em um passeio de 1 dia”
Oi ! Amei tuas dicas e também adoro me perder nos lugares e andar sem rumo certo, curtindo a paisagem e prestando atenção às pessoas do lugar. Uma pergunta: sabes se há lugar para depositar a bagagem no caso de estar passando por Bari para pegar um barco à noite e querer passear durante o dia ? Grazie .