Hotéis na Itália

Gallipoli, Puglia

Gallipoli, Puglia: Dicas do que fazer e o que visitar

Gallipoli é uma bela cidadezinha da Puglia e, se você já andou pesquisando roteiros de praia na região, certamente já deve ter ouvido falar dela.

Localizada no canto sudoeste da Puglia, naquela área chamada “Salento“, Gallipoli é uma das cidades mais turísticas da região. Cercada por água por todos os lados (Gallipoli é uma ilha!), hoje em dia ela está ligada ao resto da Puglia por uma ponte do século XVI.

A cidade já foi um centro estratégico para o comércio marítimo, mas hoje em dia é mais um refúgio de verão à beira-mar para os italianos em férias e para um número crescente de europeus atraídos pelo cenário fabuloso.

Gallipoli

Sem dúvida alguma sua identidade permanece profundamente ligada ao ritmo do mar. Por exemplo, você verá pescadores consertando redes, inúmeros barcos parados no cais e os frutos do mar estão sempre presente na maioria dos cardápios.

Gallipoli ainda faz jus à origem de seu nome, que deriva de dois termos gregos – Kalé e Polis – ou seja, a cidade bela.

O que fazer em Gallipoli

Embora nossa visita fosse fora da temporada, quando a cidade estava tranquila, o tempo estava perfeito. Com o sol brilhando e vistas lindas, exploramos alegremente as ruas e descobrimos alguns pontos turísticos imperdíveis de Gallipoli em nosso dia na cidade.

Gallipoli, Puglia

Conheça o Castelo de Gallipoli

 

Castelo de Gallipoli
Castelo de Gallipoli

Ao longo dos séculos, o Castelo de Gallipoli e sua função mudaram bastante. É um castelo que remonta ao século 13 e é o marco mais famoso da cidade. Criado para combater ataques estrangeiros, atualmente é uma atração turística e centro cultural.

A entrada custa 7 euros para adultos. Os horários variam dependendo da temporada.

 

Passeie sem pressa no centro histórico

Passear no centro histórico nos permite conhecer alguns dos mais bonitos cafés ou restaurantes à beira-mar e observar os pescadores consertando redes em seus barcos coloridos perto do porto.

Esta parte da cidade ainda é habitada por numerosas famílias locais e isto torna a vila particularmente fascinante e viva.

Há também tantas igrejas para visitar, mas a Catedral de Sant’Agata é um verdadeiro destaque.

Expressão máxima da arquitetura barroca, a fonte grega – datada do século XVI – no início da ponte que liga a parte mais nova da cidade à antiga, recentemente restaurada.

 

Almoce ou jante ao ar livre em um dos belos dos restaurantes locais

Deliciosa friturinha de peixe

Não deixe de aproveitar os pratos à base de peixes e frutos do mar. A culinária da Puglia é uma atração a parte!

 

Admire o pôr do sol

O pôr do sol é lindo em Gallipoli e é melhor apreciado com uma taça de vinho local e azeitonas. Então faça como os italianos, faça um aperitivo – o happy hour – enquanto admira o sol se pondo.

 

As praias mais bonitas de Gallipoli

Além da sua história e numerosas tradições, Gallipoli também é conhecida por seu litoral, dividido em duas partes: o litoral norte e o sul, que é onde estão situados os principais estabelecimentos balneares e beach clubs.

O litoral sul (costa sud) é aquele que liga Gallipoli a Santa Maria di Leuca e é predominantemente arenosa, exceto no primeiro trecho que é onde há algumas rochas e recides, mas  que em qualquer caso não dificultam o acesso ao mar.

Gallipoli

A costa é muito longa e está pontilhada de balneários muito modernos intercalados com pequenas faixas de praia livre. À noite, durante o verão, cada beach club se transforma em um lugar onde você pode beber e dançar na praia.

As praias mais famosas e bonitas do litoral sul de Gallipoli são Punta della Suina e a Praia de Pescoluse (apelidadas de “Maldivas do Salento”).

 

Praia de Pescoluse.

Por outro lado, o litoral norte é mais acidentado e conecta Gallipoli a Santa Maria al Bagno. Nesta parte também existem estabelecimentos balneares até chegar na parte que se transforma numa falésia. De fato, é um local indicado para quem pratica snorkeling e gosta de mergulho. O cenário é lindo.

Praia de Porto Selvaggio, a cerca de 20km de Gallipoli. Foto: Yellow Cat – FlickR

Enfim, no centro histórico de Gallipoli existe uma pequena praia, à qual se chega descendo as escadas que ligam o centro histórico à marina. Ela se chama Spiaggia della Purità (Praia da Pureza), que também é o nome da igreja que se localiza exatamente em frente à praia.

Gallipoli
Praia Purità, que fica dentro de Gallipoli e onde se chega em 5 minutos a pé a partir do centro histórico

Quando ir a Gallipoli

O clima desta parte da Puglia é ótimo e permanece quente entre maio e setembro/ início de outubro. Por isso, se você pretende fazer um roteiro de praias, o mais aconselhável é ir neste período e tentar evitar o mês de agosto, pois é um período em que a cidade fica locada e você não consegue desfrutar muito da beleza do lugar.

Pessoalmente, recomendo junho e setembro como os meses ideais para aproveitar ao máximo a cidade e o melhor clima. Já se você viaja nos meses da baixa temporada, encontrará a cidade bem tranquila.

A mesma praia da foto anterior, a Praia da Purità, no inverno.

Quanto tempo ficar em Gallipoli

É possível visitar Gallipoli em um dia, fazendo um bate e volta a partir de Lecce, por exemplo. No entanto, se a sua ideia for explorar as praias região, Gallipoli pode ser uma base onde ficar dois ou três dias. Tudo depende da quantidade de tempo e das praias que deseja visitar!

 

Como chegar a Gallipoli

O aeroporto mais próximo de Gallipoli é o Aeroporto de Brindisi, que fica a cerca de 80km da cidade.

Para se locomover, indicamos alugar um carro, pois o transporte público não é muito eficiente e há poucas opções de trens e ônibus.

Além disso, não é permitido circular de carro no centro histórico. Por este motivo, é sempre bom procurar um hotel com estacionamento. Caso faça apenas um bate e volta, estacione antes de chegar na ponte.

 

***

Assim como acontece em várias cidades da Puglia, a principal atração de Gallipoli está na beleza do centro histórico e do mar. Enfim, passeie lentamente pelas ruas, parando para tomar uma taça de vinho ou um café. Certamente você vai se apaixonar por esta cidade.

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!