Conheça 5 hotéis em vinícolas na Puglia, para se hospedar em meio às terras do Negroamaro, do Primitivo e do Nero di Troia.
Embora muita fazendas da Puglia, as chamadas “masserias“, tenham se tornado resorts exclusivos, ainda há opções que mantiveram sua autenticidade. De fato, há várias masserias que unem a produção de vinho e azeite à hospitalidade. Assim sendo, selecionamos algumas opções para lhe inspirar na hora de reservar sua hospedagem.
Masseria Amastuola – Crispiano (Taranto)

Situada a cerca de 210m acima do nível do mar, a Masseria Amastuola fica dentro de um parque regional. Ela é uma fazenda do século XV, totalmente renovada em 2006.
O vinhedo une a tradição dos vinhos autóctonos às tecnologias mais avançadas. Além disso, é possível passear por ele de bicicleta ou de cavalo.
Enfim, a masseria está disposta ao redor de um grande pátio, distribuída entre a casa-grande, os alojamentos dos camponeses e os abrigos para os animais. São 19 quartos no total, dez dos quais obtidos a partir do antigo ovil.

Há ainda à disposição dos hóspedes duas salas de degustação, uma sala de barris, uma biblioteca, uma piscina e o restaurante.
Tenuta Vigna Corallo – Otranto

A Tenuta Vigna Corallo é um dos hotéis em vinícolas da Puglia mais charmosos. Ele tem uma vista para a esplêndida praia de Baia dei Turchi em Otranto, em um oásis de paz, ao longo de um dos trechos mais encantadores do Salento, no sul da Puglia.
O hotel, no centro da maravilhosa vinha e da moderna adega, oferece aos seus hóspedes vivências emocionantes e um calorosa hospitalidade em apartamentos com um estilo minimalista e requintado, mas que ao mesmo tempo relembram as antigas quintas da Puglia com vista para a esplêndida piscina.

A Tenuta Vigna Corallo tem 11 apartamentos, todos com entradas independentes e um grande pátio externo dotado de móveis de jardim e churrasqueira. Todos os apartamentos são equipados com conforto e organizados de acordo com um novo conceito de estilo e comodidade. Além disso, eles têm vista para a vinha, o pátio interno ou a piscina.
O vinhedo dista apenas 30m do mar e entre os vinhos produzidos estão um Fiano, dois Negroamaro e um Primitivo.
Cefalicchio – Canosa di Puglia

Uma escadaria dupla leva ao terraço que circunda a masseria do século XVIII, transformada em casa de campo no início do século XX. Esta é Cefalicchio, que hoje um dos hotéis em vinícolas na Puglia.
O lugar é rodeado por um jardim romântico com pinheiros e ciprestes, e ainda conserva a atmosfera antiga com móveis e decorações do século XIX em seus quartos, 6 no total, na verdade praticamente mini apartamentos.

Na parte de trás da estrutura fica a área destinada à produção de azeite e vinho, enquanto ao redor se estendem os vinhedos biodinâmicos de Nero di Troia e Malvasia. De fato, Cefalicchio foi o pioneiro da agricultura biodinâmica da região. Enfim, seus vinhos mais conhecidos são o branco Jalal e o tinto Romanico, Nero di Troia 100% com dois anos de envelhecimento.
Masseria Celentano – San Severo (Foggia)

Um carvalho do século XIII domina a moderna vinícola Alberto Longo, cujos vinhedos se estendem entre as cidades de Lucera a San Severo, a 40km de San Giovanni Rotondo. De fato, é assim que se apresenta a Masseria Celentano Relais e Agriturismo.
Nos antigos fossos onde se guardava trigo, ficam as instalações de produção de vinhos como o tinto Cacc’e Mmitte de Lucera e o rosê Donnadele. Circundada pelos vinhedos de Negroamaro, Syrah e Bombino branco, a fazenda foi restaurada em modo impecável, deixando intacto o fascínio do tempo.

Os cinco quartos da Masseria Celentano são decorados com peças de antiquário e cerâmicas de Grottaglie. Além disso, os hóspedes têm à disposição uma piscina e também são organizados passeios de barco.
Vinilia Wine Resort – Manduria

Um castelo com torres e ameias, com vista para os vinhedos de Primitivo di Manduria da Masseria Trullo di Pezza, esse é o Vinilia Wine Resort, que fica a apenas 4km do centro de Manduria. Construído no início do século XX para ser uma residência de veraneio de uma família nobre, o resort foi restaurado com materiais de época, mas decorado em maneira eclética, com mobília, lâmpadas e objetos dos anos 50 e 60.
O andar térreo, com abóbadas de 7m de altura, tornou-se o salão do resort. Além disso, há 18 quartos, todos diferentes um do outro.

O restaurante Casamatta, também é decorado em modo eclético,com mesas de épocas diferentes, cadeiras de design nórdico e uma lareira de aço. Por fim, comanda a cozinha o chef Pietro Penna, o qual prepara pratos gourmet com produtos locais, que são acompanhados pelos vinhos produzidos nos 60 héctares de vinhedo.
Sem dúvida alguma o Vinilia é um dos mais charmosos e requintados hotéis em vinícolas na Puglia.