Hotéis na Itália

10 Curiosidades sobre a Lombardia

10 Curiosidades sobre a Lombardia

A Lombardia é uma das maiores regiões da Itália, assim como uma das mais ricas e industrializadas. Mas não é só isso. A região é repleta de belas paisagens, cidades com monumentos maravilhosos, arte e uma cultura gastronômica bem variada.

Enfim, vamos descobrir algumas curiosidades sobre essa incrível região italiana que é a Lombardia?

 

1) Tem o maior número de províncias

A Lombardia fica no norte da Itália e sua capital é Milão. Mas além disso, é a região italiana que conta com o maior número de províncias. São elas: Bérgamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mantova, Monza-Brianza, Pavia, Sondrio, Varese, além da cidade metropolitana de Milão.

 

2) A Lombardia é a região mais populosa da Itália

Com 9.826.141 habitantes, a Lombardia é, de longe, a região mais populosa da Itália. De fato, a população lombarda constitui cerca de 16% da população total da Itália.

Além disso, a Lombardia é a região italiana com o maior número de estrangeiros. Lá vive cerca de 1/4 dos estrangeiros residentes no país.

 

3) É chamada de “O Motor da Itália”

A Lombardia

A Lombardia é, de fato, uma das zonas mais industrializadas da Europa. Além disso, é a primeira região da Itália em importância econômica, contribuindo com cerca de um quinto do PIB nacional. Também hospeda muitas das principais indústrias, das empresas comerciais e financeiras do país, e sua renda per capita excede a média europeia em 35%.

Além disso, a Lombardia também faz parte do chamado coração econômico da Europa. De fato, Milão é, junto com Londres, Hamburgo, Frankfurt, Munique e Paris, uma das seis capitais econômicas europeias.

 

4) Origem do nome

A palavra Lombardia deriva do nome da população germânica dos lombardos, que por sua vez vem da palavra germânica Langbärte, que significa “barba comprida”. Os lombardos invadiram a península italiana no ano 568.

 

5) É onde acontece o GP da Itália de Fórmula 1

Todos os anos a Lombardia recebe o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1.

O autódromo de Monza, também chamado de Circuito Eni, é o terceiro mais antigo do mundo, e o segundo ainda em uso, depois de Indianápolis. Ele foi inaugurado em 1922.

Enfim, além de ser sede deste GP, o Parque de Monza também é o maior parco fechado da Europa. Lá dentro há uma biblioteca, moinhos, quintas, bem como uma imponente Villa Real construída pela dinastia dos Habsburgos em 1777.

 

 

6) A Lombardia e o Bernina Express

A Lombardia

O famoso trem vermelho Bernina, que percorre lindas paisagens em meio aos Alpes suíços, tem como ponto de partida uma cidadezinha na Lombardia: Tirano, na província de Sondrio.

 

7) O sorvete de flocos

Você sabia que o gelato gusto stracciatella, isto é, nossobom e velho sorvete de flocos foi criado na Lombardia? Era o ano de 1961, e Enrico Panettoni, dono do Caffè Mariana, em Bergamo, inventa o sorvete com base de leite e creme de leite e com adição de pedacinhos de chocolate.

O Caffè Marianna ainda hoje este gelato com as mesmas máquinas usadas na década de 60!

 

8) A cidade das flores de lótus

Além de ser um Patrimônio da Humanidade, Mântua também é famosa por ser a cidade das flores de lótus.

Nos meses de julho e agosto, lá onde o rio Mincio cria os lagos Superior, Médio e Inferior, é possível admirar um desabrochar surpreendente de flores de lótus. Um tapete cobre o Lago Superior e a quantidade de flores é tão grande que é o segundo maior tapete de flores de lótus do mundo, perdendo apenas para o Japão.

 

 

9) A Lombardia é o cenário de um grande clássico da literatura

A Lombardia
Uma cena de Os Noivos: a Acusação dos untores na grande peste de Milão

 

Um dos maiores clássicos da literatura italiana, o romance Os Noivos, de Alessandro Manzoni, é todo ambientado na Lombardia.

De fato, todos os lugares citados no romance ficam na Lombardia (incluindo o território de Bérgamo, que na época fazia parte da República de Veneza) e variam desde a aldeia sem nome dos dois protagonistas, que está localizada não muito longe de Lecco, no Lago Como, a Monza, Milão, Bérgamo.

A configuração lombarda permite ao autor descrever os lugares com grande precisão, pois são aqueles em que viveu a maior parte de sua vida.

 

10) Não é só a Escócia que tem um “monstro” no lago

A lombardia

Certamente você já ouviu fala de Nessie, o monstro de do lago de Lochness. Mas saiba que não há necessidade de ir à Escócia em busca de um animal mitológico/lenda urbana, basta ir até a Lombardia!

Na verdade, refiro-me ao Lago de Como, que tem sido um local de avistamentos de algo semelhante. De fato, mergulhadores que entraram nas águas mais profundas do lago encontraram cavernas e ravinas com vestígios que podem sugerir a existência de uma criatura marinha de tamanho desigual.

Entre a realidade e a lenda, os restos poderiam ser de um dinossauro. O Lariossauro é um animal que realmente existiu há 235 milhões de anos. Além disso, inúmeros fósseis dele foram encontrados pela Europa.

Mas será que existe mesmo um monstro no Lago de Como? Só vendo para crer!

***

E então, conhecia essas curiosidades sobre a Lombardia? Caso tenha algum fato curioso para nos contar, é só deixar sua mensagem na caixinha de comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!