Hotéis na Itália

viterbo

Viterbo: O que ver em um dia

Está pensando em um lugar delicioso para visitar a partir de Roma? Que tal Viterbo?

Viterbo me surpreendeu. De fato, eu não esperava muito, imaginei que não seria uma cidade assim tão interessante, mas simplesmente adorei meu passeio por lá e, sem dúvida alguma, voltaria e passaria ainda mais tempo.

Além disso, ela pode ser uma ótima base para visitar os lindos vilarejos do norte da região, como Montefiascone, Civita di Bagnoregio, Calcata, Tuscania. Dá ainda para fazer um bate e volta a Orvieto, na Úmbria.

viterbo

 

O que ver em Viterbo

A cidade teve um papel fundamental entre os séculos XI e XII na história da Igreja Católica. Neste período, por causa dos conflitos entre o papado e o império, os pontífices consideraram Roma insegura e decidiram se refugiar em Viterbo, a qual se tornou sede oficial da Igreja. Por isso, por toda a cidade você encontrará referências a papas.

No entanto, a cidade é dividida em duas partes bem distintas: o centro histórico, que fica dentro das muralhas da cidade e a parte moderna da cidade, localizada fora delas.

Nosso passeio se concentrou na parte antiga, a mais interessante.

viterbo

Piazza San Lorenzo e a Catedral

É nesta praça que encontramos a alma da Viterbo medieval. De um lado a catedral, que representa as origens mitológicas e o crescimento da cidade. Do outro o Palazzo dei Papi, símbolo do poder eclesiástico, conhecido como palácio papal desde os tempos em que a cidade se torna Civitas Pontificum e nasce o mito de Viterbo como “a outra Roma”.

viterbo
Catedral de Viterbo

 

Há uma lenda que diz que a Catedral de San Lorenzo foi construída em um lugar onde surgia um templo dedicado a Hércules. A catedral original foi erguida no século XII, mas sofreu muitas alterações ao longo dos séculos, tanto que a fachada que vemos hoje é de 1560.

Durante os bombardeios da 2º Guerra Mundial a catedral foi muito danificada, então há também uma série de reformas mais atuais.

À direita da praça, o lindíssimo Palácio dos Papas

Palazzo dei Papi

Por 24 anos, de 1257 a 1281, o palácio foi a sede do papado. De fato, entre 1268 e 1271 foi sede do mais longo conclave – a reunião de cardeais, a portas fechadas, para eleger o papa – da história, que durou bem 33 meses. E só terminou porque um certo Raniero Gatti, figura política importante da época, fechou à chave (cum clave – daí o surgimento do nome conclave), racionando água e comida dos cardeais, que assim foram obrigados a se decidirem sobre quem seria o novo papa. Na época foi eleito o papa Gregório X.

 

O palazzo dei papi de Viterbo é lindíssimo, uma obra de arte da arquitetura medieval. Do palácio podem ser visitados dois ambientes. O primeiro é a sala do conclave, com algumas decorações, e aquela intitulada ao bispo Gualterio, que tem um lindo teto de madeira.

O palácio fica aberto todos os dias, das 10 às 13h e das 15 às 18h (no verão até 19h). O bilhete integral custa  9 euros.

 

O bairro medieval

Outro lugar que me encantou em Viterbo foi o bairro medieval de San Pellegrino. De fato, parecia um pequeno burgo dentro de uma cidade, com suas casas medievais, arcos, pórticos, tudo de pedra.

O gracioso bairro medieval. Cada passo era uma parada para foto!

 

Voltei no tempo vagando pelas ruas de paralelepípedos do bairro, que está situado dentro das muralhas da cidade. Minúsculas ruas, pitorescas praças e prédios de pedra dão ao antigo centro de Viterbo seu distinto caráter medieval. Para mim foi o top do passeio.

Lá também ficam várias lojinhas de artesanato.

Piazza della Morte e Viterbo Subterrânea

Até os subterrâneos da cidade são interessantes. Se você for supersticioso, não se assuste, mas a entrada para a Viterbo subterrânea fica na Piazza della Morte (Praça da Morte)!

É normal pensar que o nome da praça derive do fato de que ali fosse lugar de execuções durante o período medieval. Na verdade, a origem do nome está ligada ao fato de que, no decorrer do século XVI, ali próximo ficava a sede e uma irmandade cujo objetivo era dar um enterro digno aos cadáveres abandonados no campo, muitos de peregrinos que morriam pelo caminho.

Piazza della Morte

 

A visita aos subterrâneos

Enfim, o acesso à Viterbo Subterrânea fica em uma das margens da praça, a partir de uma loja de souvenirs. Normalmente fica uma moça chamando os turistas para a visita do subsolo. De fato, foi assim que descobrimos.

Viterbo subterrânea é composta por uma rede de galerias que se desenvolvem por baixo do centro histórico. Por enquanto, a única parte que pode ser visitada se estende por algumas centenas de metros, em dois níveis abaixo da Piazza della Morte. Cada nível tem, respectivamente, 3 e 10 metros de profundidade.

A rota é completamente escavada no tufo, uma rocha vulcânica que caracteriza a paisagem atual da região.

Durante o período medieval esses lugares assumiram a conformação atual. Depois que foram erguidos, ampliados e alongados, os túneis subterrâneos se tornaram um labirinto real feito de passagens secretas que serviam para conectar as estruturas principais e estratégicas de Viterbo.

Além disso, os túneis também levavam a todas as principais saídas da cidade e garantiam a rota de fuga para os habitantes em caso de perigo.

Mais recentemente, quer dizer, entre os séculos XIX e XX, os subterrâneos foram explorados por bandidos em suas negociatas. Além disso, na II Guerra Mundial, serviram como abrigos antiaéreos durante os bombardeios.

 

Por causa da pouca luz. não consegui tirar fotos nítidas dos túneis. Mas em uma das partes mais iluminadas estava exposta esta maquete que ilustrava como ficou Viterbo após o bombardeio da II Guerra Mundial. A cidade quase inteiramente destruída, chocante!

 

A visita a Viterbo subterrânea acontece por meio de tours guiados, todos os dias, das 11 às 18h. O bilhete custa 4 euros e as visitas acontecem em italiano ou inglês.

 

Onde comer em Viterbo

Chegamos a Viterbo um pouco tarde e, com muita fome, acabamos entrando no primeiro restaurante simpático que vimos, a Prosciutteria Cantina dei Papi, um lugar daqueles bem rústicos, com presuntos e salames pendurados no teto.

A Prosciutteria Cantina dei Papi em Viterbo
A Prosciutteria Cantina dei Papi em Viterbo

O lugar é bem acolhedor e pedimos uma tábua de queijos e outra com uma seleção de cortes de porchetta (leitão), acompanhada de uma taça de vinho. Os queijos e salames eram típicos da região, por isso é perfeito para quem curte experimentar as especialidades locais.

A Prosciutteria fica na Piazza Gargiuli Don Mario, 1.

 

Quando ir a Viterbo

Qualquer época é interessante. Nós visitamos Viterbo no mês de janeiro e foi um passeio muito agradável. Mas se você estiver na região no início de setembro, aconselho ainda mais colocar Viterbo no seu roteiro.

Todos os anos, no dia 3 de setembro, acontece o transporte da Máquina de Santa Rosa. Trata-se de um evento durante o qual mais de 100 homens carregam uma torre dedicada a Santa Rosa, iluminada por tochas e luzes elétricas. A máquina, que tem cerca de 30m de altura e pesa 5 toneladas, desfila pelo centro histórico de Viterbo.

Esta tradição remonta ao século XIII e é também um patrimônio imaterial da Unesco. Veja o vídeo abaixo para entender a grandiosidade da máquina de Santa Rosa.

 

Onde ficar em Viterbo

Em Viterbo dormimos no Relais Santa Caterina, um agriturismo um pouco fora da cidade. Escolhemos esse hotel porque ele oferecia estacionamento gratuito e privativo, e estávamos de carro, coisa que para nós é essencial.

O hotel era muito agradável, mas tinha o defeito de não ter wi-fi nos quartos, somente nas áreas comuns. Como tínhamos que passar somente uma noite, então isso não foi um problema.

Relais Santa Caterina

Eles servem o típico café-da-manhã italiano com frios, queijos, croissants, suco, café e chá, em uma sala com vista para o jardim e para a piscina, que deve ser uma delícia no verão. Veja disponibilidade e tarifas clicando AQUI.

Se você viaja em família, sobretudo com crianças, indico The Pinball Luxury Suites, que são flats no centro histórico Viterbo.

Outros hotéis interessantes que encontramos durante nossas pesquisam foram:

 

Como chegar a Viterbo

A partir de Roma: De ônibus a partir da estação de Roma Saxa Rubra com a empresa Cotral. A viagem dura 1h30 e é o modo mais rápido de ir de Roma a Viterbo. De trem a viagem é um pouco mais longa, cerca de 2h, e a estação de partida é Roma Ostiense.

De carro: Para quem vai fazer um roteiro pelos vilarejos do Lazio, esse é o melhor modo de chegar a Viterbo e é o meio que utilizamos. Logo na entrada do centro histórico (Porta Romana) há uma área de estacionamento com faixas azuis. Em muitas ruas do centro histórico não dá para circular de carro e muitas ruas são bem estreitas.  Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!