Hotéis na Itália

Orvieto: dicas para visitar esta beleza da Úmbria

Orvieto: dicas para visitar esta beleza da Úmbria

Orvieto, na Úmbria, é uma pitoresca cidade medieval. É um lugar com história etrusca, romana e medieval, lindas paisagens e com esplêndidas obras de arquitetura.

Ela foi uma das cidades mais importantes da região durante o período etrusco, e posteriormente serviu também de lar para o papa. Sem dúvida Orvieto é uma das principais opções de bate e volta a partir de Roma e, com uma história como essa, não é de surpreender que a cidade de hoje seja um magnífico lugar para se visitar.

Você pretende visitar este encantador cantinho da Itália? Então veja o que fazer em Orvieto!

 

Dicas do que ver em Orvieto

Visitar Orvieto é como viajar no tempo. A cidadezinha é cercada por muralhas de pedra, o que faz com que se assemelhe a algo que parece ter saído de um livro de contos de fadas. Há muito para ver durante o dia, desde a sua belíssima catedral, com uma fachada de mosaico ornamentado que brilha ao sol, até um sistema de túneis subterrâneos.

 

A Catedral de Orvieto

O principal ponto turístico de Orvieto é o Duomo, ou seja, sua catedral do século XIV. É um excelente exemplo de arquitetura medieval tardia italiana. Decorada com mosaicos representando cenas bíblicas, a fachada é deslumbrante, enquanto os lados são listrados com travertino local. Painéis na porta de bronze têm cenas do Gênesis. 

A Catedral de Orvieto tem uma das mais belas fachadas que eu já vi na vida e realmente impressiona. É impossível não ficar ali na praça, em frente a ela, admirando-a por minutos.

 

orvieto

Interno da Catedral de Orvieto

Uma vez lá dentro, não deixe de conferir a Capela de San Brizio! Enquanto a maior parte do interior da catedral é bem austero, esta pequena capela é absolutamente magnífica. As representações do inferno no teto, cheias de demônios voadores e incontáveis atos de violência são arrepiantes.

Para entrar na Catedral de Orvieto é preciso estar com os ombros cobertos e roupas até o joelho. O bilhete custa 4 euros e inclui entrada na Catedral e na Capela de San Brizio.

 

Torre del Moro

Nenhuma viagem a uma cidade de colina italiana poderia ser completa sem visitar um ponto de vista surpreendente. Por isso, subir atéo alto da Torre del Moro é uma das melhores coisas para fazer em Orvieto!

Em um dia claro, você pode ver todo o panorama de Orvieto, além dos campos ao redor da cidade. As vistas são de tirar o fôlego (assim como é a subida, e há elevador somente na primeira parte).

orvieto
Um lado de Orvieto do alto da Torre del Moro.

A Torre del Moro fica bem no centro da cidade, na esquina entre o Corso Cavour e a Via del Duomo.

Bilhetes: Inteiro € 2,80 / Gratuito para crianças até 10 anos.

As ruas de Orvieto

Uma das melhores coisas para fazer em Orvieto é bastante simples: passear pelas ruas.

Simplesmente não é possível se perder, você sempre estará a uma curta distância de algo familiar, mas é muito divertido simplesmente passear sem rumo, entrando nas ruazinhas menores.

Lindas casas, pequenas lojinhas charmosas e cantinhos silenciosos tornam nosso passeio muito agradável.

 

Que charme!

Adoramos cada momento de nossa visita a Orvieto, mas se tivéssemos que escolher apenas alguns favoritos, os momentos tranquilos, passeando sem rumo pelas ruas, definitivamente estariam entre eles.

 

Orvieto Subterrânea

Orvieto tem dois lados: aquele acima da superfície, ou seja, o primeiro que os visitantes vêem, o animado vilarejo rico em jóias arquitetônicas. Depois, há o “outro” lado, aquele que foi construído no subsolo.

A cidade, situada em um penhasco, é correspondida por uma outra cidade esculpida no tufo. Orvieto subterrânea tem mais de 1.200 túneis, galerias, poços, escadas, pedreiras, adegas, passagens inesperadas, cisternas e salas sobrepostas. No passado, muitos lares de famílias nobres exibiam túneis secretos de fuga esculpidos na rocha macia que eram usados ​​para escapar das muralhas da cidade no caso de cerco.

Parco delle Grotte é o nome dado ao grande complexo subterrâneo com 1.200 cavernas cavadas desde os tempos dos etruscos até a Idade Média, que por muito tempo permaneceram em segredo.

 

Pozzo di San Patrizio

O poço de São Patrício é, provavelmente, a atração preferida da Orvieto subterrânea. Um poço histórico, construído pelo arquiteto-engenheiro Antonio da Sangallo, o Jovem entre 1527 e 1537, depois que o Papa Clemente VII se retirou para Orvieto, fugindo de Roma, quando a cidade foi atacada pelas tropas do imperador Carlos V em 1527. O poço serviria para fornecer água para a cidade no caso de um cerco.

Poço de São Patricio em Orvieto. Ele é incrível!

O poço tem 53 metros de profundidade e 13 de largura. Além disso, tem duas rampas em espiral em uma dupla hélice, o que permitia com que as mulas carregassem baldes vazios e cheios de água, tanto descendo quando subindo, sem obstrução.

Pozzo della Cava

Este poço é outra atração. Ele tem nove cavernas e uma história que remonta a muitos séculos, desde o tempo em que Orvieto era conhecido como Velzna, e era um importante centro da civilização etrusca.

Os bilhetes do Pozzo della Cava custam 4 euros por pessoa e dão direito a um desconto nas entradas do Poço de San Patrizio e a visitas guiadas ao «Orvieto Underground»

 

Fortaleza de Albornoz

Se você chegar na cidade através do funicular, provavelmente será a primeira coisa que você irá ver em Orvieto!

Hoje, a fortaleza é usada principalmente como um jardim público. Há um anfiteatro onde são realizados espetáculos e tem também vistas absolutamente deslumbrantes da paisagem circundante da Úmbria. Vale a pena dar uma passadinha lá.

orvieto
Vista da Fortaleza de Albornoz em Orvieto

 

O que mais fazer em Orvieto: Degustar vinhos!

Além de ser uma cidade, Orvieto é também o nome da região vinícola que a circunda!

orvieto

Se você adora um vinho, não deixe de visitar uma enoteca ou mesmo sentar em um dos barzinhos ou restaurantes e pedir uma boa taça de vinho. O vinho branco Orvieto Classico é o ponto forte da produção local.

Além disso, você pode também visitar uma vinícola e adicionar uma degustação de vinhos à sua lista de coisas para fazer em Orvieto!

 

Quanto tempo ficar em Orvieto

Orvieto é muito pequena, e uma vez que você chega ao centro histórico,  não precisa de mais nada, basta caminhar. 

Durante nosso passeio, nós caminhamos diretamente de um lado para o outro em menos de meia hora, e não estávamos correndo!

Piazza della Reppublica

Um dia em Orvieto é tempo de sobra para ver todos os grandes e alguns dos pontos turísticos menores. Mesmo com tantas coisas legais para fazer na cidade, a menos que você só queira relaxar em um belo cenário, qualquer coisa além de um dia é um exagero para Orvieto.

Se você desejar passar mais tempo lá, considere explorar a região, começando com as vinícolas próximas e fazendo passeios para as outras cidades incríveis! Por exemplo, Montefiascone, Viterbo e Tuscania ficam a menos de 1h de lá, enquanto Perúgia e Assis ficam a pouco mais de uma hora.

 

Onde ficar em Orvieto

Gostaria de passar uma noite em Assis? Então clique no mapa abaixo para ver algumas opções de hotéis.


Booking.com

Como chegar a Orvieto

De trem: Orvieto é facilmente acessível de trem desde Florença (cerca de 2h30 de viagem) e Roma (cerca de 1h30 de viagem). Portanto, é um bate e volta fácil de ambas as cidades. Uma vez na estação, é só atravessar e pegar o funicular que leva ao centro da cidade. Com o funicular você chega ao centro de Orvieto em poucos minutos, exatamente na Piazza Cahen, onde também há um ponto de informações turísticas. Da estação funicular há ônibus regulares e microônibus que param nas principais praças e ruas da cidade.

O funicular funciona diariamente e sai a cada 10 minutos. Durante a semana fica aberto das 7h15 às 20h30, enquanto nos domingos e feriados funciona das 8h às 20h30. O bilhete custa € 1,30 por pessoa.

De carro: Você também pode ir de carro até Orvieto. É uma ótima opção se quiser ver alguns pontos turísticos e atrações ao longo do caminho. No entanto, você precisará garantir estacionamento para seu carro antes de chegar ao centro histórico. Nós deixamos nosso carro no Parcheggio di Campo della Fiera (pode colocar este destino no seu gps!). Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!