Hotéis na Itália

Assisi-skyline

Assis: Dicas do que ver na cidade de São Francisco

Que Assis é a cidade de São Francisco e, por isso, atrai todos os dias milhares de devotos e peregrinos do mundo inteiro, isso todo mundo sabe. Mas apesar da religião estar intrinsecamente ligada a ela e de ser considerada um destino espiritual, Assis também pode deixar qualquer turista com uma paixão por arte, cultura e belezas naturais hipnotizado!

Assis é uma cidade pequena e suas principais atrações podem ser vistas em um passeio de um dia. No entanto, eu a considero aquele típico lugar para ser visitado com calma, para aproveitar a atmosfera tranquila e as belas paisagens que circundam a cidade.

Além disso, estamos na Úmbria, terra de ótima gastronomia, maravilhosos azeites e vilarejos fabulosos. Por isso, mais que um lugar de passagem, você pode também considerar Assis uma base para visitar Spello, Gubbio e outras cidadezinhas lindas dos arredores.

Assis

O que ver em Assis

Sem dúvida, Assis é uma cidade onde é possível admirar lindas paisagens e tesouros da arte e da arquitetura. De fato, a cidade não é apenas um destino religioso e há mais coisas para ver do que igrejas!

Dessa forma, veja abaixo alguns pontos turísticos que você pode incluir em seu passeio em Assis.

 

1. Basílica de Santa Clara

A Basílica de Santa Clara pode ser um bom ponto de partida para iniciar seu passeio em Assis. Do estacionamento de Porta Nuova é só subir até a porta de entrada da cidade. Uma vez lá em cima, da Via Borgo Aretino e da Piazza Santa Chiara é possível ter uma vista deslumbrante sobre os olivais.

Assis

A Basílica de Santa Clara domina a praça com a simplicidade geométrica de sua fachada. É um exemplo de arquitetura gótica italiana, construída com pedras rosa entre 1257 e 1265. Além disso, nela há preciosas obras de arte do período entre os séculos XII e XIV, incluindo o famoso crucifixo cuja lenda diz que, enquanto São Francisco orava diante dele, na igreja de São Damião, recebeu a chamada do Senhor.

Na cripta da Basílica de Santa Clara fica também o corpo da santa e um pequeno museu com alguns de seus pertences.

  • Horários da Basílica: aberta das 6h30 às 12h e das 14 às 18h
  • Horários da capela do crucifixo: os mesmos da basílica, porém fecha às 17h30. Nos domingos e feriados fecha às 11h ao invés das 12h.
  • Saiba mais aqui.

 

2. Catedral de San Rufino

Certamente são muitas as pessoas que pensam que a catedral de Assis seja a Basílica de São Francisco. Na verdade, a Catedral de Assis fica na parte oposta à Basílica de São Francisco e é dedicada a São Rufino, padroeiro da cidade. Isso mesmo, o padroeiro de Assis também não é São Francisco!

assis

 

A Catedral de San Rufino foi construída sobre o local onde ficava a Câmara Municipal de Asisium, como era chamada Assis na época do Império Romano. A fachada é uma obra-prima da arquitetura românica da Úmbria e sua estrutura dividida em três partes antecipa as três naves nas quais o espaço interno se divide. Sem dúvida é uma criação verdadeiramente linda de se ver!

 

3. Via San Francesco

Qualquer pessoa que visita Assis não pode não passear na rua que leva o nome de São Francisco. Partindo da Basílica de São Francisco, a Via San Francesco nos leva por uma viagem em seu passado fascinante.

assis

Sem dúvida há vários lugares interessantes, por exemplo o Palazzo Giacobetti, um palácio nobre que remonta ao século XVII e que contém alguns manuscritos interessantes, como a Bíblia de São Luís de Toulouse, com miniaturas maravilhosamente trabalhadas, bem como o próprio Laudes Creaturarum de São Francisco, o mais antigo exemplo da literatura italiana.

 

4. A Piazza del Comune e o Templo de Minerva

Continuando ao longo da Via San Francesco subida, chega-se a Piazza del Comune, a praça principal de Assis. Certamente é uma das mais bonitas da Itália, bem como o ponto focal da vida noturna e política da cidade. Lá você pode fazer uma pausa para um café ou uma taça de vinho em um dos bares com vista para a praça.

Piazza del Comune

 

É também na Piazza del Comune que ficam a Torre del Popolo e o Templo de Minerva, o último que remonta ao tempo dos romanos e foi construído entre os anos 40 e 30 a.C. Embora estes edifícios pertençam a tempos muito distantes entre eles, parecem perfeitamente integrados.

A torre e o templo

 

No entanto, com o advento do cristianismo, o templo de Minerva ficou abandonado por mais de um século, sem ter um papel nas atividades políticas e religiosas. Em uma data desconhecida, mas provavelmente na segunda metade no ano 500 d.C., os monges beneditinos restauraram o templo e transformaram uma parte em habitação e outra em igreja.

Toda a fachada, incluindo as seis colunas coríntias são originais, o que significa que elas sobreviveram a mais de 2.000 anos e vários terremotos! Hoje em dia o antigo templo de Minerva é a Basílica de Santa Maria sopra Minerva.

Informações

  • Horários da Basílica: aberta de segunda a sexta, das 6h40 às 19h; sábados fecha entre 12h30 e 15h30; domingo aberta das 8 às 12h30 e das 15h30 às 19h.
  • Saiba mais aqui.

 

4. Foro Romano

O antigo fórum romano é apresentado como uma contraparte subterrânea da atual praça medieval em Assis. Nos tempos antigos, o fórum costumava ser o fulcro de qualquer atividade, seja ela comercial, política ou religiosa. Atualmente o Foro Romano pode ser visitado como parte de uma visita ao Museu Arqueológico, com visitas guiadas a cada 15 minutos e bilhetes a € 4.

 

 

5. Basílica de São Francisco de Assis

Provavelmente a Basílica de São Francisco é uma das basílicas mais conhecidas da Itália e uma visita obrigatória para qualquer pessoa, católico ou apaixonado por arte que seja.

assis
Basílica de São Francisco em Assis

 

A Basílica de São Francisco é muito grande, por isso há um caminho geralmente sugerido, ou seja, ir da praça inferior para a basílica inferior, depois ao túmulo de São Francisco, depois ao claustro e e então à Basílica superior. Por fim, chega-se à praça superior, de onde é possível contemplar o maravilhoso horizonte de Assis.

As basílica são repletas de grandes obras-primas de diferentes estilos, incluindo os afrescos de Giotto. Sem dúvida é um lugar imperdível!

Basílica inferior assis
Afrescos na Basílica Inferior

 

6. Eremo delle Carceri

Localizado a cerca de 4 km do centro de Assis, subindo ao Monte Subasio, a cerca de 800m de altitude, é o lugar onde São Francisco e seus seguidores se retiraram em oração. Seu nome está ligado ao conceito de “retiro sagrado”.

Neste lugar você pode respirar profundamente o verdadeiro espírito franciscano, baseado em uma vida simples e em plena harmonia com a natureza, já que ele está rodeado por bosques.

assis

O nome contém a palavra italiana “carceri” (prisão), porque suas masmorras hospedaram primeiro os eremitas e, em seguida, São Francisco e seus discípulos, os quais levavam uma vida austera em reclusão. É totalmente proibido tirar fotos nos lugares sagrados, por isso temos apenas fotos externas.

O eremitério está localizado perto de algumas cavernas naturais e é cercado por uma floresta de carvalhos. Lá é possível ver a pequena gruta onde São Francisco dormia e orava com os confrades e há muitos símbolos que testemunham a sua passagem.

A capela de San Bernardino, situada na parte mais “recente” do eremitério. Este é um afresco do século XV que representa São Francisco diante o Crucifixo.

Uma dica: Preste atenção em uma árvore que fica logo após a ponte: é uma azinheira (uma espécie de carvalho) e seria aquela onde São Francisco fez a benção aos pássaros!

Informações

Como chegar: ir ao Eremitério só é possível de carro ou a pé, lembrando que são 4km em subida! Se você não estiver de carro, pode pegar um táxi (custa cerca de 7 euros a partir da estação de Assis).

Horários do Eremo delle Carceri: todos os dias, das 6h30 às 18h.

 

7. Rocca Maggiore

A Rocca Maggiore, que remonta ao século XIII, nasceu como uma construção defensiva por ocasião das guerras com a cidade de Perugia. De lá se tem uma vista para a cidade e para o vale circundante e eu recomendo muito que você faça um último esforço físico para ir até lá: a vasta paisagem vai recompensá-lo, mostrando-lhe todos os cantos de Assis a partir de uma posição privilegiada, que lhe permite tirar algumas belas fotos.

assis
Nos dias claros, dá para ver Perugia ao norte e Assis lá embaixo.

 

A fortaleza foi construída pelo Cardeal Albornoz especificamente para intimidar os habitantes da cidade, tendo sido ampliada, saqueada e restaurada algumas vezes ao longo dos séculos. Dizem também que o temível Sacro Imperador Romano, Frederico I da Germânia, também conhecido como Barba Ruiva, passou a infância lá.

Rocca Maggiore em Assis
A Rocca Maggiore no alto da foto

Informações

  • Horário de funcionamento: de Novembro a Fevereiro, todos os dias das 10:00 às 16:30 todos os dias. Março das 10:00 às 17:30; Abril e Maio, Setembro e Outubro, todos os dias das 10:00 às 18:30; de Junho a Agosto, todos os dias das 10 às 20h. A bilheteria fecha 45 minutos antes. A Rocca não abre nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
  • Bilhete: 5,50 euros

Como chegar: A subida não é fácil, mas a vista paga qualquer esforço. Para quem está de carro,o melhor modo é deixar o veículo no Estacionamento Matteotti, que dista cerca de 600m da Rocca. De lá é preciso prosseguir a pé, por mais 10/15 minutos, seguindo as indicações. No caso de quem está a pé, também é necessário levar em consideração a partida da Piazza Matteotti.

 

Onde ficar em Assis

Gostaria de passar uma noite em Assis? Então clique no mapa abaixo para ver algumas opções de hotéis.


Booking.com

Outras dicas de Assis

Estamos na Úmbria, terra de uma gastronomia incrível. Aproveite sua estadia em Assis para fazer uma aula de culinária ou degustar azeite de oliva! Essas experiências fazem toda a diferença na viagem! Veja algumas opções AQUI.

Como chegar a Assis

De trem: Assis é facilmente acessível de trem. Você pode ver AQUI as opções de trens que saem da cidade de sua preferência. Uma vez na estação ferroviária de Assis, você pode prosseguir de ônibus ou de táxi até o centro.

De carro: Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.

 

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!