Com certeza você conhece ou já ouviu falar de Assis ou de Perugia. Ambas são cidades famosas localizadas na Úmbria. Mas agora eu te pergunto: quantas curiosidades sobre a Úmbria você conhece?
Sem dúvida a Úmbria é uma terra rica em tradições, lendas e grandes invenções. Além disso, é o local de nascimento do santo padroeiro da Itália São Francisco. Mas não é só isso…
Assim, para quem adora saber mais sobre as regiões da Itália, aqui estão 12 curiosidades sobre a Úmbria que talvez nem todo mundo conheça.
1. A Úmbria fica no centro da Itália
A região da Úmbria é dividida em duas províncias – Perúgia e Terni – e tem uma população de cerca 880.000 habitantes.
Além disso, a Úmbria está situada no centro da Península Itálica, que por sua vez se encontra no centro do Mediterrâneo. Ela faz fronteira com as regiões da Toscana, Marche e Lazio.
2. Tem o apelido de “Coração Verde da Itália”

Na Itália, a Úmbria é conhecida como “o coração verde da Itália”. De fato, uma grande parte da região permanece selvagem e indomada.
Os picos dos montes são cobertos por bosques que abrigam muitas espécies de animais selvagens, como javalis, veados, porcos-espinhos, nútrias e águias.
Além disso, a flora nativa também é bem diversificada. Há ervas selvagens em abundância e muitas frutas silvestres, bem como trufas, frutas vermelhas e infinitas variedades de cogumelos.
3. O nome “Úmbria” tem origens na antiguidade
Antes da era romana, a língua falada naquela parte central da península itálica era o umbro, o qual tinha ligações com o osco e com o latim.
De fato, não só o nome, mas também a região tem origens muito antigas. A comunidade pré-histórica dos úmbrios, que ocupava inicialmente a área dos Apeninos situada entre o Mar Adriático e o rio Tibre, é considerada a mais antiga que já habitou a Itália.
4. Curiosidades sobre a Úmbria: o 4º maior lago da Itália

Uma das curiosidades sobre a Úmbria é que é lá que está situado um dos maiores lagos da Itália! Trata-se do Lago Trasimeno, rodeado por lindos castelos e encantadoras cidades medievais.
Além disso, graças ao microclima do lago, por lá se produz ótimos vinhos!
5. Foi lá que nasceu São Francisco

Assis, cidade localizada na Úmbria, é o berço de dois santos muito significativos para o catolicismo: São Francisco e Santa Clara. São Francisco é considerado o protetor dos animais, além de ser o padroeiro da Itália.
Ao mesmo tempo, Assis é conhecida como a cidade da paz. O lugar é um dos principais destinos de peregrinação na Itália.
Enfim, se você estiver visitando Assis, deve visitar a Basílica de São Francisco e as igrejas de Santa Clara.
6. A cidade das flores
Sabe aquelas cidadezinhas floridas que povoam as redes sociais? Sem dúvida uma delas é Spello.
Spello é um vilarejo que fica na província de Perugia e faz parte do circuito das Aldeias Mais Bonitas da Itália. E, claro, é um título digno dessa beleza toda florida!
Mas não é só isso. Além das flores, é uma cidade cheia de arte, história, cultura e ótima comida, perfeita para visitar em um dia.
Além disso, Spello é muito tranquila, ideal para quem deseja umas férias relaxantes e está posicionado de tal forma que em pouco tempo é possível chegar a algumas das cidades mais interessantes da Úmbria, como Bevagna, Perugia, Foligno, Spoleto, Lago Trasimeno, etc.
7. Curiosidades sobre a Úmbria: a maior árvore de natal do mundo
Sabia que a maior árvore de Natal do mundo fica na Itália? Pois é, você pode admirá-la na cidade de Gubbio, na Úmbria!
Montada nas encostas do Monte Igino, o qual domina a cidade, a árvore de Natal de Gubbio tem mais de 650m de altura e é formada por cerca de 300 fontes de luz de cores diferentes e mais de 250 luzes verdes que dão um efeito de cor único e muito especial. Devido ao seu tamanho gigantesco, em 1991, a árvore de Natal de Gubbio entrou para o Guinness como a maior árvore de Natal do mundo.
A árvore de Natal de Gubbio é iluminada todos os anos no dia 7 de Dezembro, permanecendo acesa e visível até o dia 10 de janeiro.
8. E também a maior cachoeira artificial
A cascata delle Marmore é uma cachoeira impressionante e artificial que foi criada pelos romanos para drenar a água do rio Velino. Tem 165 metros de altura e uma localização deslumbrante, rodeada por uma vegetação luxuriante.
A cachoeira fica a poucos quilômetros de Terni, então se você estiver perto da cidade, não se esqueça de visitar este lugar espetacular.
9. Curiosidades sobre a Úmbria: a lenda de São Valentim

No dia 14 de fevereiro se comemora em diversos países do mundo o dia de São Valentim, que equivale ao dia dos namorados.
São Valentim nasceu na Úmbria e é o santo padroeiro de Terni. Conta a história que o Santo pacificou dois noivos que discutiam, dando-lhes uma rosa, tornando-se assim o protetor dos namorados.
10. A Úmbria tem vinhos excelentes
A Úmbria é repleta de grandes vinhos, desde os brancos secos feitos com a casta Grechetto ou os tintos corposos e complexos, como o Sagrantino de Montefalco.
Apesar de ter uma produção pequena ( 3% de toda a produção vinícola da Itália), a Úmbria é dividida em treze diferentes áreas vitivinícolas, sendo 11 com a certificação DOC e 2 com prestigiado DOCG. Cada área vinícola tem suas peculiaridades em termos de castas e/ou métodos de vinificação. A produção é quase igualmente dividida em vinhos tintos e brancos.
11. O mais importante festival de jazz

É na Úmbria onde acontece o mais importante festival de jazz da Itália: o Úmbria Jazz!
Durante cerca de 10 dias, durante o mês de julho, a cidade de Perugia se dedica ao melhor do jazz italiano e internacional (e não só).
O Umbria Jazz é um evento interessantíssimo, ainda mais numa cidade encantadora e medieval como a de Perugia, que explode de vida durante o evento.
Além disso, ele é um evento emocionante não só para os fãs de música jazz, mas também para quem ama música em geral. Portanto, não importa se você é um especialista em jazz ou não: visitar Perugia durante os dias de Umbria Jazz é uma boa, aliás, ótima ideia!
12. Curiosidades sobre a Úmbria: Festa dei Ceri

A Úmbria é uma região onde tradição, festivais e celebrações ainda têm um grande significado para os habitantes locais.
Por exemplo, a Festa dei Ceri é o festival mais importante da Úmbria e acontece na cidade de Gubbio.
Todos os anos, no dia 15 de maio, três equipes, cada uma dedicada aos santos padroeiros São Ubaldo, São Jorge e Santo Antonio, correm em meio às multidões que se reúnem na cidade com os seus trajes característicos e tradicionais de amarelo, azul e preto.
A corrida vai da praça principal em frente ao Palazzo dei Consoli até grande parte da montanha que fica em Gubbio. Cada equipe carrega a estátua de seu santo que é montada em um prisma octogonal de madeira, o qual pesa cerca de 280kg.
Esta tradição acontece desde 1160! O festival é uma celebração da devoção e da história da Úmbria.
***
Então, gostou de conhecer essas curiosidades sobre a Úmbria? Se acaso conhecer outras, compartilhe conosco usando a caixinha de comentários!