Hotéis na Itália

12 Curiosidades sobre o Piemonte

12 Curiosidades sobre o Piemonte

O Piemonte é uma das vinte regiões da Itália. Com toda a certeza é um lugar deslumbrante, delimitado em três lados pelos Alpes, o que o torna um destino exuberante, verde, fértil e bonito.

 

1) O Piemonte é a segunda maior região da Itália

O Piemonte é a segunda maior região da Itália, ficando atrás apenas da Sicília. Sua capital é Turim, 4ª maior cidade da Itália, bem como uma das cidades mais ricas e industrializadas do país.

A região se divide em 8 províncias: Turim, Asti, Alessandria, Cuneo, Vercelli, Novara e Verbano-Cusio-Ossola.

 

2) Lá se encontra a 1ª capital da Itália

Turim foi a primeira capital da Itália após a unificação do país em 1861. Em 1865 a capital foi transferida para Florença e, finalmente, em 1870 para Roma, que tem esse papel até hoje.

 

3) O Piemonte é uma das regiões vinícolas mais importantes no mundo

o piemonte
Vinhedos em La Morra

 

O Piemonte não só é uma das grandes regiões vinícolas da Itália. Ela é uma das mais proeminentes do mundo!

De fato, a atividade vitivinícola tornou a região conhecida mundialmente, já que os vinhedos ocupam uma área de cerca 720km². Além disso, mais da metade dos vinhedos possuem certificados DOC. DOC é uma sigla que significa “Denominação de Origem Controlada”, que é um rótulo de garantia de qualidade do vinho italiano.

Quando se fala em vinhos do Piemonte, como não pensar no magnífico Barolo, no Barbera, Barbaresco ou mesmo os espumantes de Asti?

Sem dúvida alguma o Piemonte leva muito a sério sua atividade vinícola!

 

4) Trufas brancas

trufas de Alba - o Piemonte

A trufa é um dos alimentos mais preciosos da culinária italiana e no Piemonte é possível encontrar algumas das melhores. Seu aroma inconfundível e sabor, que mudam de acordo com o tipo, torna-o um refinado e, ao mesmo tempo, muito versátil produto. Além disso, a trufa se presta perfeitamente como ingrediente principal na preparação de diferentes pratos: desde entradas, a massas, carnes e assim por diante.

Os locais de origem mais conhecidos são Alba para a trufa branca e Norcia (na Úmbria) para a trufa preta. No entanto, a primeira (Tuber Magnatum Pico) é sem dúvida aquela mais valiosa e cara.

Enfim, a trufa branca é um produto tão valioso que seu preço pode chegar 12.500 euros o quilo!

 

5) Arrozais a perder de vista

O Piemonte produz arroz
Um arrozal em Vercelli

 

Você sabia que o Piemonte produz mais de 50% de todo o arroz cultivado na Itália? Vercelli e Novara são os lugares onde estão concentrados os arrozais.

Para que se tenha uma ideia, mais de 300 milhões de quilos de arroz são cultivados na região. Por isso, Vercelli é considerada a Capital Europeia do Arroz.

 

6) É onde nasceu o café Lavazza

A Lavazza, uma das marcas de café mais conhecidas da Itália, foi fundada em Tutim em 1895. Luigi Lavazza mudou-se de Murisengo para Torino e abriu uma pequena mercearia onde começou a criar misturas de café.

Seu café vendeu bem e o negócio expandiu. A Lavazza abriu seu capital em 1927 e continuou a crescer em um ritmo explosivo.

 

7) E também a Nutella

Alba, na província de Cuneo, é a cidade natal do Grupo Ferrero, que produz a Nutella.

Em 1946 Pietro Ferrero, que na época era só um confeiteiro, lançou as bases para a Nutella adicionando avelãs para economizar dinheiro com chocolate.

Hoje em dia, mais de 365 mil toneladas de Nutella são produzidas anualmente. Outros produtos populares de chocolate da marca Ferrero são o Pocket Coffee, Mon Chéri, Kinder e Ferrero Rocher.

 

8) Tem o Palio mais antigo da Itália

Certamente você já ouviu falar no Palio de Siena. Mas e o Palio de Asti, você conhece? É o palio (corrida de cavalos) mais antigo da Itália!

Embora ninguém saiba ao certo quando aconteceu o primeiro, o cronista Giovanni Ventura, em 1275, afirmou que a corrida era uma tradição secular e consolidada. Com essa revelação estima-se que o evento tenha quase mil anos de idade.

O Palio de Asti acontece todos os anos no terceiro domingo de setembro.

 

9) O Piemonte é o berço do Slow Food

O Slow Food é um movimento que defende o uso de ingredientes locais e celebra a arte de saborear uma refeição longa e descontraída. Ele nasceu em Bra em 1986 e foi criado por Carlo Petrini.

Hoje em dia, o Slow Food é uma grande associação internacional sem fins lucrativos, comprometida em valorizar os alimentos, respeitando quem os produz. Enfim, a associação está presente em 150 países.

 

10) E também da Fiat

Já sabemos que o Piemonte é uma das regiões mais desenvolvidas da Itália. De fato, foi lá que nasceu a fábrica de automóveis FIAT.

Sua história começou em 11 de julho de 1899, ou seja, o dia em que a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino foi fundada em Turim, por iniciativa de Giovanni Agnelli e outros nobres unidos pela paixão pelos motores.

 

11) O Piemonte e suas Residências Reais

A esplêndida Residência de Caça de Stupinigi, em Turim

 

Sem dúvida uma maravilha que o Piemonte nos presenteia são as Residências Reais.

Por séculos Turim e seus arredores foram o coração do reino dos Savóia. Estes, por sua vez, fizeram construir entre os séculos XVII e XVIII uma série de Palácios, as chamadas Residências Reais.

De fato, visitar esses lugares significa mergulhar na história. São castelos dedicados à caça, palácios de férias, centros do poder.

Enfim, em 1997, a UNESCO incluiu 14 dessas magníficas residências reais na Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

12) Não se fala só italiano

Esta região possui nada menos que 5 línguas históricas reconhecidas e protegidas como minorias linguísticas. São elas o Piemontês, Occitano, Franco-Provençal, Francês e, por fim, o Walser, a língua dos colonizadores germanos. Além disso, os linguistas também incluem também o genovês, o  lígure alpino e o lombardo ocidental.

Clique AQUI para conhecer mais sobre os dialetos da Itália.

 

E então, gostaram de saber mais sobre o Piemonte? Tem mais curiosidades para nos contar?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!