O Hotel Albergo dell’Agenzia é um quatro estrelas situado em uma antiga propriedade da família real Savoia no interior do Piemonte. Localizado em Pollenzo, um distrito da cidade de Bra, é uma ótima pedida para quem visita Alba e a região do Barolo, pois fica em uma área calma da região, rodeada por bosques de ciprestes.
O complexo arquitetônico neo-gótico foi ideia do nobre Carlo Alberto de Savóia. Ele foi construído na década de 1830 para ser um centro de pesquisa e produção agrícola no Piemonte.
Durante a década de 1990, o governo local reconheceu o valor histórico da antiga propriedade Savóia e, posteriormente, se tornou a sede do Slow Food. Por fim, em 2004, a Universidade de Ciências Gastronômicas abriu suas portas como uma instituição educacional onde estudantes de todo o mundo constroem ou remodelam suas carreiras em restaurantes e hotelaria. Não é uma escola de culinária, mas sim uma coleção de cursos concentrados em práticas agrícolas sustentáveis, reduzindo a produção em massa e oferecendo opções de alimentos mais saudáveis ao público em geral.
O hotel Albergo dell’Agenzia
Então, além de uma história interessante, o que isso significa para os viajantes? Sem dúvida, uma ótima experiência em todos os sentidos.
O hotel tem 44 quartos e três suítes, um restaurante incrível, uma academia bem equipada, piscina, serviço atencioso, pavilhão de atividades e um spa, coisas que o tornam uma ótima base para explorar a região. Além disso, outro ponto positivo, é a proximidade às cidades de Alba e Asti, locais culturalmente significativos como o Castelo Serralunga d’Alba e restaurantes internacionalmente aclamados, como o Borgo Sant’Anna.

O quarto
Os quartos de hotéis europeus muitas vezes são pequenos, mas meu quarto no Albergo dell’Agenzia era enorme e confortável. Além disso, a vista era muito bonita, apesar do tempo chuvoso.

Os móveis rústicos de madeira, os sofás e poltronas de couro, o piso de terracotta e as vigas de madeira à mostra no teto davam um ar de casa de campo bastante acolhedor. De fato, tinha tudo a ver com o local em que se encontra o hotel.
Além disso, o banheiro também era amplo, de mármore, com banheira e chuveiro.


O jantar no The Garden
No hotel Albergo dell’Agenzia há um excelente restaurante chamado The Garden. Como escrevi acima, foi ali que nasceu a filosofia Slow Flood, e o restaurante a segue. Ele também tem uma enorme carta de vinhos.
Jantar no Restaurante The Garden foi definitivamente um destaque de nossa estadia. Como viajamos exatamente durante o período da feira de trufas de Alba, havia a possibilidade de degustrar pratos com trufas brancas. De fato isso definitivamente melhorou toda a experiência.
Escolhi ovo cocotte com trufas como entrada e minha massa piemontesa favorita, o ravioli del plin com molho de manteiga e sálvia.


Os vinhos têm preços ótimos, variando de 5 a 7 euros a taça. Além disso, o lobby do hotel é realmente mais um bar de vinhos e você pode passar as noites lá bebendo vinho.
O café da manhã do hotel Albergo dell’Agenzia
No estilo continental, o café da manhã do hotel foi ótimo. Havia diferentes tipos de produtos, desde as clássicas opções doces, típicas do desjejum italiano, como bolos, tortas e croissants, a queijos locais e franceses e outros pratos salgados.


Outras informações
- O Albergo dell’Agenzia aceita pets.
- O acesso ao pequeno spa (tem banho turco, hidromassagem, sauna bem como uma academia) é gratuito.
- As tarifas dependem do tipo de quarto e do período escolhido e variam de 160 a 300 euros. Geralmente o período mais caro é outubro/novembro, período das trufas brancas de Alba.
Minhas conclusões
O Hotel Albergo all’Agenzia, além de histórico, é confortável e caloroso. Se você está procurando um hotel requintado no Piemonte com uma boa localização para explorar as terras do Barolo, sem dúvida essa pode ser uma boa opção.
E então, o que você achou da minha opinião sobre o Albergo all’Agenzia? Planeja reservar um hotel no Piemonte? Enfim, se você precisa de mais algum conselho sobre este hotel ou sobre os arredores, por favor, deixe seu comentário!
Mais informações:
Clique aqui para verificar preços e disponibilidade do Albergo dell’Agenzia
Via Fossano, 21
Pollenzo (Bra)
Paguei o preço total pela minha estadia e não informei o hotel sobre a publicação do review. Sou apenas uma cliente satisfeita compartilhando minha experiência positiva. Espero que este review seja útil para quem procura um hotel no Piemonte.