Hotéis na Itália

hotel Albergo dell'Agenzia

Hotel Albergo dell’Agenzia: uma ótima estadia no Piemonte

O Hotel Albergo dell’Agenzia é um quatro estrelas situado em uma antiga propriedade da família real Savoia no interior do Piemonte. Localizado em Pollenzo, um distrito da cidade de Bra, é uma ótima pedida para quem visita Alba e a região do Barolo, pois fica em uma área calma da região, rodeada por bosques de ciprestes.

O complexo arquitetônico neo-gótico foi ideia do nobre Carlo Alberto de Savóia. Ele foi construído na década de 1830 para ser um centro de pesquisa e produção agrícola no Piemonte.

Durante a década de 1990, o governo local reconheceu o valor histórico da antiga propriedade Savóia e, posteriormente, se tornou a sede do Slow Food. Por fim, em 2004, a Universidade de Ciências Gastronômicas abriu suas portas como uma instituição educacional onde estudantes de todo o mundo constroem ou remodelam suas carreiras em restaurantes e hotelaria. Não é uma escola de culinária, mas sim uma coleção de cursos concentrados em práticas agrícolas sustentáveis, reduzindo a produção em massa e oferecendo opções de alimentos mais saudáveis ao público em geral.

hotel Albergo dell’Agenzia

O hotel Albergo dell’Agenzia

Então, além de uma história interessante, o que isso significa para os viajantes? Sem dúvida, uma ótima experiência em todos os sentidos.

O hotel tem 44 quartos e três suítes, um restaurante incrível, uma academia bem equipada, piscina, serviço atencioso, pavilhão de atividades e um spa, coisas que o tornam uma ótima base para explorar a região. Além disso, outro ponto positivo, é a proximidade às cidades de Alba e Asti, locais culturalmente significativos como o Castelo Serralunga d’Alba e restaurantes internacionalmente aclamados, como o Borgo Sant’Anna.

hotel Albergo dell’Agenzia
O hall do hotel

 O quarto

Os quartos de hotéis europeus muitas vezes são pequenos, mas meu quarto no Albergo dell’Agenzia era enorme e confortável. Além disso, a vista era muito bonita, apesar do tempo chuvoso.

hotel Albergo dell'Agenzia
A vista do quarto. Se fosse um dia claro, daria para ver os Alpes cobertos de neve.

Os móveis rústicos de madeira, os sofás e poltronas de couro, o piso de terracotta e as vigas de madeira à mostra no teto davam um ar de casa de campo bastante acolhedor. De fato, tinha tudo a ver com o local em que se encontra o hotel.

Além disso, o banheiro também era amplo, de mármore, com banheira e chuveiro.

O kit de amenidades
Um curioso aviso colado na porta do frigobar diz que é proibido colocar trufas ou queijos lá dentro! Certamente por causa do cheiro deles… 🙂

O jantar no The Garden

No hotel Albergo dell’Agenzia há um excelente restaurante chamado The Garden. Como escrevi acima, foi ali que nasceu a filosofia Slow Flood,  e o restaurante a segue. Ele também tem uma enorme carta de vinhos.

Jantar no Restaurante The Garden  foi definitivamente um destaque de nossa estadia. Como viajamos exatamente durante o período da feira de trufas de Alba, havia a possibilidade de degustrar pratos com trufas brancas. De fato isso definitivamente melhorou toda a experiência.

Escolhi ovo cocotte com trufas como entrada e minha massa piemontesa favorita, o ravioli del plin com molho de manteiga e sálvia.

Ovo cocotte com trufas raladas na hora
O ravioli del plin fresco é celestial.

Os vinhos têm preços ótimos, variando de 5 a 7 euros a taça. Além disso, o lobby do hotel é realmente mais um bar de vinhos e você pode passar as noites lá bebendo vinho.

 

O café da manhã do hotel Albergo dell’Agenzia

No estilo continental, o café da manhã do hotel foi ótimo. Havia diferentes tipos de produtos, desde as clássicas opções doces, típicas do desjejum italiano, como bolos, tortas e croissants, a queijos locais e franceses e outros pratos salgados.

hotel Albergo dell’Agenzia

Além dessas delícias, há cereais, frutas, iogurtes bem como outras opções mais saudáveis 🙂
A sala onde é servido o café da manhã é a mesma do restaurante.

 

Outras informações

  • Albergo dell’Agenzia aceita pets.
  • O acesso ao pequeno spa (tem banho turco, hidromassagem, sauna bem como uma academia) é gratuito.
  • As tarifas dependem do tipo de quarto e do período escolhido e variam de 160 a 300 euros. Geralmente o período mais caro é outubro/novembro, período das trufas brancas de Alba.

Minhas conclusões

O Hotel Albergo all’Agenzia, além de histórico, é confortável e caloroso. Se você está procurando um hotel requintado no Piemonte com uma boa localização para explorar as terras do Barolo, sem dúvida essa pode ser uma boa opção.

E então, o que você achou da minha opinião sobre o Albergo all’Agenzia? Planeja reservar um hotel no Piemonte? Enfim, se você precisa de mais algum conselho sobre este hotel ou sobre os arredores, por favor, deixe seu comentário!

 

Mais informações:
Clique aqui para verificar preços e disponibilidade do Albergo dell’Agenzia
Via Fossano, 21
Pollenzo (Bra)

 

Paguei o preço total pela minha estadia e não informei o hotel sobre a publicação do review. Sou apenas uma cliente satisfeita compartilhando minha experiência positiva. Espero que este review seja útil para quem procura um hotel no Piemonte.

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!