Hotéis na Itália

Bolonha

12 Curiosidades sobre a Emília-Romanha

A Emília-Romanha é uma das 20 regiões da Itália. Com toda a certeza, é uma área muito importante do país, quer em termos econômicos, quer em termos de turismo e gastronomia. Ela quase divide o país, indo de leste a oeste. Além disso, é lá que ficam cidades de grande interesse, como Bolonha, Parma e Módena.

Assim, selecionamos 12 curiosidades sobre a Emília-Romanha para que você conheça mais sobre esta bela parte da Itália.

 

1. A Emilia-Romanha fica no norte da Itália

curiosidades sobre a emília-romanha

Antes de mais nada, a Emília-Romanha é uma região do norte da Itália e tem Bolonha como capital. Ela faz divisa com as regiões da Lombardia, Vêneto, Ligúria, Toscana e Piemonte. Além disso, é banhada pelo mar Adriático.

Além disso, ela é formada pela união de duas regiões históricas e geográficas: Emilia, que inclui as províncias de Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Ferrara e a maior parte da cidade metropolitana de Bolonha; e Romanha, que inclui as províncias de Ravenna, Forlì-Cesena, Rimini e os municípios de Dozza, Imola, Mordano, Casalfiumanese, Borgo Tossignano, Fontanelice, Castel del Rio, que fazem parte da região metropolitana de Bolonha.

 

2. A universidade mais antiga da Europa

A Universidade de Bolonha

 

Você sabia que a de Bolonha é a universidade mais antiga da Europa? Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha teve alunos ilustres como Giorgio Armani, Nicolau Copérnico, Papa Alexandre VI, Petrarca e Dante. Enfim, ainda hoje Bolonha é uma vibrante cidade universitária.

 

3. É a “terra dos motores”

curiosidades sobre a emília-romanha

Apaixonado por carros? Então vá para Emilia-Romanha, pois é lá que fica a área conhecida como “Motor Valley”.

De fato, a região é sede de alguns dos fabricantes de automóveis mais famosos da Itália, como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati. Além disso, o fundador da Ferrari nasceu em Modena, então não é nenhuma surpresa que a fábrica, a pista de testes e o museu da Ferrari fiquem em Maranello, cidade nos arredores de Modena.

A fábrica da Lamborghini, por sua vez, está localizada a apenas 18km de Modena. A Maserati também tem sede em Modena desde 1940, onde fica seu museu.  Enfim, o Museu Ducati está situado nas proximidades de Bolonha.

 

4. Curiosidades sobre a Emília-Romanha: Food Valley

parma

Antes de mais nada, a qualidade da comida da Emília-Romanha é reconhecida no mundo inteiro. De fato, a TasteAtlas a elegeu como a região com a melhor comida do mundo!

Além disso, ela é conhecida como Food Valley, pois é a região com o maior número de produtos DOP e IGP (garantias de qualidade europeias). Entre os mais famosos estão o vinagre balsâmico de Modena, o Parmigiano Reggiano e o presunto de Parma. Por fim, não podemos esquecer do Lambrusco, um dos vinhos tintos suave mais conhecidos do mundo.

 

5. Uma nação lá dentro

curiosidades sobre a emília-romanha
San Marino

 

Uma das curiosidades sobre a Emília-Romanha é que no meio dela há um outro país. Estou falando de San Marino, o terceiro menor país do mundo.

De fato, a língua oficial de San Marino é o italiano e a moeda o Euro.

 

6. Onde nasceu a bandeira italiana

curiosidades sobre a emília-romanha

Uma das curiosidades sobre a Emília-Romanha está ligada à bandeira da Itália, pois sua origem se deu em Reggio Emília em 7 de janeiro de 1797.

Naquele dia, os representantes das cidades de Reggio Emilia, Modena, Bolonha e Ferrara, reunidos no Congresso, adotaram oficialmente as cores branco, vermelho e verde como bandeira da República Cispadana, o novo estado nascido sob a proteção francesa. Posteriormente, em 1848, ela se tornaria a bandeira nacional.

Enfim, em Reggio Emilia é possível visitar um museu dedicado à bandeira: o Museo del Tricolore.

 

7. É a região com mais ciclovias na Itália

Seus 1285km de ciclovias fazem da Emília-Romanha a região com mais pistas dedicadas às bicicletas na Itália. Além disso, as cidades com mais ciclovias em todo o país são Ferrara, Reggio Emilia e Modena, as três na Emília-Romanha!

 

8. Porticos mais longos do mundo

curiosidades sobre a emília-romanha

Bolonha é conhecida como a cidade dos pórticos. E de fato, um deles é nada mais nada menos que o pórtico mais longo do mundo!

Trata-se do pórtico de San Luca e ela liga o centro histórico de Bolonha ao santuário da Madonna di San Luca. No total, ele tem 3.796 metros e 666 arcos!

 

9. Curiosidades sobre a Emília-Romanha: morte de Dante

curiosidades sobre a emília-romanha
Tumba de Dante em Ravenna

 

Dante Alighieri nasceu em Florença, porém morreu em Ravenna. De fato, é lá que se encontram seus restos mortais, em um pequeno templo localizado próximo à Basílica de San Francesco.

Além disso, uma outra ligação entre Dante e a Emília-Romanha é que é a Biblioteca Passerini-Landi, de Piacenza, a conservar o mais antigo exemplar da Divina Comédia existente. Ela remonta ao ano de 1336.

 

10. Curiosidades sobre a Emília-Romanha: o menor vulcão da Itália

Sim, este é um “vulcão”

 

Se na Sicília fica o maior vulcão ativo da Europa, na Emília-Romanha encontra-se o Monte Busca, que é o menor vulcão da Itália. Localizado próximo a Forlì, na verdade ele nada mais é do que uma baforada constante de gás metano natural que produz uma chama com menos de 1 metro de altura.

 

11. Maior labirinto do mundo

Uma das curiosidades sobre a Emília-Romanha é que lá se encontra o maior labirinto do mundo. É o Labirinto della Masone, localizado em Fontanellato, a 20km de Parma.

Só para dar uma ideia, ele é composto por cerca de 200 mil plantas de bambu de espécies diferentes, as quais têm entre 30cm e 15m de altura. Sem dúvida é um lugar fabuloso!

 

12. Montanha russa aquatica mais alta do mundo

curiosidades sobre a emília-romanha

Por fim, a Divertical, uma das atrações do parque de Mirabilandia, é a montanha-russa aquática mais alta do mundo. Ela atinge uma altura de 60 metros! O Parque de Mirabilandia fica a 13km de Ravenna.

 

***

Certamente há muitas outras curiosidades sobre a Emília-Romanha. Se você tiver alguma para nos contar, então deixe uma mensagem na caixa de comentários abaixo!

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!