A Emília-Romanha é uma das 20 regiões da Itália. Com toda a certeza, é uma área muito importante do país, quer em termos econômicos, quer em termos de turismo e gastronomia. Ela quase divide o país, indo de leste a oeste. Além disso, é lá que ficam cidades de grande interesse, como Bolonha, Parma e Módena.
Assim, selecionamos 12 curiosidades sobre a Emília-Romanha para que você conheça mais sobre esta bela parte da Itália.
1. A Emilia-Romanha fica no norte da Itália
Antes de mais nada, a Emília-Romanha é uma região do norte da Itália e tem Bolonha como capital. Ela faz divisa com as regiões da Lombardia, Vêneto, Ligúria, Toscana e Piemonte. Além disso, é banhada pelo mar Adriático.
Além disso, ela é formada pela união de duas regiões históricas e geográficas: Emilia, que inclui as províncias de Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Ferrara e a maior parte da cidade metropolitana de Bolonha; e Romanha, que inclui as províncias de Ravenna, Forlì-Cesena, Rimini e os municípios de Dozza, Imola, Mordano, Casalfiumanese, Borgo Tossignano, Fontanelice, Castel del Rio, que fazem parte da região metropolitana de Bolonha.
2. A universidade mais antiga da Europa

Você sabia que a de Bolonha é a universidade mais antiga da Europa? Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha teve alunos ilustres como Giorgio Armani, Nicolau Copérnico, Papa Alexandre VI, Petrarca e Dante. Enfim, ainda hoje Bolonha é uma vibrante cidade universitária.
3. É a “terra dos motores”
Apaixonado por carros? Então vá para Emilia-Romanha, pois é lá que fica a área conhecida como “Motor Valley”.
De fato, a região é sede de alguns dos fabricantes de automóveis mais famosos da Itália, como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati. Além disso, o fundador da Ferrari nasceu em Modena, então não é nenhuma surpresa que a fábrica, a pista de testes e o museu da Ferrari fiquem em Maranello, cidade nos arredores de Modena.
A fábrica da Lamborghini, por sua vez, está localizada a apenas 18km de Modena. A Maserati também tem sede em Modena desde 1940, onde fica seu museu. Enfim, o Museu Ducati está situado nas proximidades de Bolonha.
4. Curiosidades sobre a Emília-Romanha: Food Valley
Antes de mais nada, a qualidade da comida da Emília-Romanha é reconhecida no mundo inteiro. De fato, a TasteAtlas a elegeu como a região com a melhor comida do mundo!
Além disso, ela é conhecida como Food Valley, pois é a região com o maior número de produtos DOP e IGP (garantias de qualidade europeias). Entre os mais famosos estão o vinagre balsâmico de Modena, o Parmigiano Reggiano e o presunto de Parma. Por fim, não podemos esquecer do Lambrusco, um dos vinhos tintos suave mais conhecidos do mundo.
5. Uma nação lá dentro

Uma das curiosidades sobre a Emília-Romanha é que no meio dela há um outro país. Estou falando de San Marino, o terceiro menor país do mundo.
De fato, a língua oficial de San Marino é o italiano e a moeda o Euro.
6. Onde nasceu a bandeira italiana
Uma das curiosidades sobre a Emília-Romanha está ligada à bandeira da Itália, pois sua origem se deu em Reggio Emília em 7 de janeiro de 1797.
Naquele dia, os representantes das cidades de Reggio Emilia, Modena, Bolonha e Ferrara, reunidos no Congresso, adotaram oficialmente as cores branco, vermelho e verde como bandeira da República Cispadana, o novo estado nascido sob a proteção francesa. Posteriormente, em 1848, ela se tornaria a bandeira nacional.
Enfim, em Reggio Emilia é possível visitar um museu dedicado à bandeira: o Museo del Tricolore.
7. É a região com mais ciclovias na Itália
Seus 1285km de ciclovias fazem da Emília-Romanha a região com mais pistas dedicadas às bicicletas na Itália. Além disso, as cidades com mais ciclovias em todo o país são Ferrara, Reggio Emilia e Modena, as três na Emília-Romanha!
8. Porticos mais longos do mundo
Bolonha é conhecida como a cidade dos pórticos. E de fato, um deles é nada mais nada menos que o pórtico mais longo do mundo!
Trata-se do pórtico de San Luca e ela liga o centro histórico de Bolonha ao santuário da Madonna di San Luca. No total, ele tem 3.796 metros e 666 arcos!
9. Curiosidades sobre a Emília-Romanha: morte de Dante

Dante Alighieri nasceu em Florença, porém morreu em Ravenna. De fato, é lá que se encontram seus restos mortais, em um pequeno templo localizado próximo à Basílica de San Francesco.
Além disso, uma outra ligação entre Dante e a Emília-Romanha é que é a Biblioteca Passerini-Landi, de Piacenza, a conservar o mais antigo exemplar da Divina Comédia existente. Ela remonta ao ano de 1336.
10. Curiosidades sobre a Emília-Romanha: o menor vulcão da Itália

Se na Sicília fica o maior vulcão ativo da Europa, na Emília-Romanha encontra-se o Monte Busca, que é o menor vulcão da Itália. Localizado próximo a Forlì, na verdade ele nada mais é do que uma baforada constante de gás metano natural que produz uma chama com menos de 1 metro de altura.
11. Maior labirinto do mundo
Uma das curiosidades sobre a Emília-Romanha é que lá se encontra o maior labirinto do mundo. É o Labirinto della Masone, localizado em Fontanellato, a 20km de Parma.
Só para dar uma ideia, ele é composto por cerca de 200 mil plantas de bambu de espécies diferentes, as quais têm entre 30cm e 15m de altura. Sem dúvida é um lugar fabuloso!
12. Montanha russa aquatica mais alta do mundo
Por fim, a Divertical, uma das atrações do parque de Mirabilandia, é a montanha-russa aquática mais alta do mundo. Ela atinge uma altura de 60 metros! O Parque de Mirabilandia fica a 13km de Ravenna.
***
Certamente há muitas outras curiosidades sobre a Emília-Romanha. Se você tiver alguma para nos contar, então deixe uma mensagem na caixa de comentários abaixo!