Hotéis na Itália

Cittadella

Cittadella: Um passeio nas muralhas melhor preservadas da Europa

Cittadella é uma charmosa cidadezinha situada na província de Pádua, no Vêneto. Mas sabe qual a peculiaridade dela? Suas muralhas!

Só que não se trata de uma muralha qualquer. O centro antigo da cidade é circundada por uma muralha alta e bem preservada, reforçada por torres e rodeada por um fosso. As paredes e fortificações foram erguidas em 1220 pelas forças militares da província de Pádua para proteger Cittadella de frequentes ataques.

Além disso, Cittadella é uma das mais belas cidades fortificadas de Europa, e suas muralhas são o único exemplar com forma elíptica totalmente acessível.

cittadella
Vista do alto

 

As muralhas de Cittadella

As muralhas da Cittadella têm uma altura de 14 metros, mas nas torres mais altas atingem 30 metros. Elas remontam ao ano de 1220 e foram construída pelos Carraresi, senhores de Pádua. De fato, naquela época, os paduanos decidiram criar no setor central da planície vêneta um lugar fortificado para proteger as fronteiras do seu condado. Eles visavam se defender dos ataques vindos de Treviso e Vicenza, bem como controlar os senhores locais e iniciar uma política de colonização agrária.

Do alto você pode ver as quatro estradas principais que dividem a cidade em quatro setores e correspondem aos antigos portões de acesso: Porta Vicenza a oeste, Porta Bassano a norte, Porta Treviso a leste e Porta Padova ao sul. Todos levam nomes das cidades que estão em sua direção. Além disso, o antigo fosso ainda é visível ao redor das paredes, mas hoje é muito menor que o medieval.

Ao longo das muralhas há 36 torres de vários tamanhos localizadas a cerca de 40 metros uma da outra. As paredes são quase desprovidas de alicerces e, para sustentá-las de fato, criaram aterros dentro e fora delas.

 

 

Caminhar sobre as muralhas

Chamada Camminamento di Ronda, isto é, caminho de ronda, o passeio é uma caminhada de quase 1,5km a uma altura de 15m sobre as muralhas de Cittadella.

Este caminho no alto das ameias era percorrido pelas sentinelas que vigiavam a cidade e constituía a plataforma de guarda e defesa em caso de ataque.

Com mais de dois metros de espessura, do alto das muralhas é possível ver a cidade de um ponto de vista incomum e extraordinário ao mesmo tempo. Assim, é um dos poucos exemplos de muralhas com passadiço ainda viáveis ​​na Europa. 

Uma vez que muralhas foram restauradas recentemente, é um prazer passear por elas.

A caminhada começa com uma visita à Casa do Capitão. Nas salas pode-se visitar instalações que mostram como eram as atividades familiares no século XIV, as armaduras e máquinas de guerra. No meio do caminho paramos na Torre de Malta, construída em 1251 por Ezzelino III da Romano, governante despótico da região, como uma prisão para seus inimigos. Hoje abriga um centro de atendimento ao turista, oficinas educativas para crianças, um pequeno museu arqueológico, uma sala de reuniões, um museu com armas e trajes que lembram a vida das comunidades medievais.

A vista de Cittadella do topo da torre. Lá no alto há um mirante.

 

Informações sobre o passeio sobre as muralhas

É possível percorrer as muralhas de Cittadella nos seguintes horários:

  • De 01/04 a 31/10: De segunda a sexta, das 9 às 13h e das 14 às 18h. Sábados e domingos, das 9 às 19h.
  • De 01/11 a 31/03: De segunda a sexta, das 9 às 13h e das 14 às 16h. Sábados e domingos, das 10 às 17h.
  • Fechado nos dias 01/01 e 25/12 ou em caso de condições meteorológicas ruins.

Ingressos

Valor: 5 euros (inteiro); 3 euros (reduzido, para crianças e estudantes). Crianças com menos de 3 anos entram grátis

Obs: Não é possível entrar com carrinho de bebê e nem com cães.

 

Quanto tempo ficar e como colocar Cittadella no roteiro

Primeiramente, é importante notar que Cittadella é uma cidade muito pequena e sua maior atração são as muralhas. Assim, é ideal para um passeio bate e volta. Você pode inserí-la em um roteiro pelo Vêneto e e conhecê-la fazendo um passeio a partir de Bassano del Grappa, Asolo, Vicenza, Pádua ou até mesmo Veneza.

Enfim, para conhecer e percorrer as muralhas, normalmente gasta-se duas horas e mais uma horinha para dar uma volta por Cittadella.

Cittadella
Piazza Pierobon, a praça central de Cittadella

 

Onde se hospedar em Cittadella

cittadella

Gostaria de passar uma noite neste lugar pitoresco? Então veja o mapinha abaixo com as algumas opções de hospedagem. É só clicar naquela que mais lhe interessar.

Booking.com

Como chegar a Cittadella

De trem: A estação de Cittadella dista cerca de 15 minutos das muralhas. É super fácil de ir de trem a Cittadella tanto de Pádua quanto de Bassano del Grappa, por exemplo.

Carro: Há estacionamento ao redor das muralhas, com acesso a partir de Porta Bassano ou Porta Padova. Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!