Forlì não é exatamente a cidade mais visitada ou conhecida da Emília-Romanha, apesar de oferecer ótimas atrações para os visitantes, principalmente aqueles interessados em arte e cultura. É uma cidade cheia de coisas interessantes, da gastronomia à arquitetura, e justamente por isso pode ser uma meta interessante para quem curte cidades menores e menos turísticas.
Assim, se você procura o que fazer em Forlì, aqui vão as minhas dicas…

1) Visitar o centro histórico
Assim como toda cidade italiana que se preze, Forlì também tem um centro histórico muito interessante. É lá que eu sugiro começar o passeio na cidade, mais especificamente da Piazza Saffì, a mais importante de Forlì, onde se encontra a maravilhosa Abadia de San Mercuriale. Ela foi construída quando Forlì ainda se chamava Forum Livii. É possível entrar na abadia livremente, visitar o claustro e a abadia em si.
A Piazza Aurelio Saffi é um grande espaço urbano com uma longa história. Além disso, é um lugar cheio de bares elegantes, sorveterias, perfeito para passar uma tarde.
Outro lugar imperdível é o Corso Garibaldi, onde se encontra a catedral e a Piazza Duomo. A Catedral de Forlí é um edifício que, apesar de ter origem medieval, foi muito danificado durante a 2ª Guerra Mundial e teve que ser reconstruído na década de 70. Dentro da igreja há várias obras-de-arte, como crucifixos românicos e antigos afrescos.
2) Observar a arquitetura de época fascista
Durante os anos do Fascismo, Mussolini (que nasceu lá perto) fez uma grande renovação arquitetônica em Forlì, transformando-a em um verdadeiro museu da arquitetura racionalista a céu aberto.
São basicamente três as zonas de Forlì onde é possível admirar edifícios que testemunham o Racionalismo: Viale della Libertà, que vai até o Piazzale della Vittoria alla Stazione, Porta Ravaldino e o centro histórico.
3) Conhecer as obras do Palazzo Romagnoli
O Palazzo Romagnoli, construído na parte mais antiga da cidade, reúne uma vasta coleção de pinturas do século XX. O inteiro andar térreo é dedicado à exposição permanente da importante Coleção Verzocchi, o qual era um rico empreendedor de Forlì, Verzocchi. Durante a sua vida ele colecionou pinturas que tinham como tema o “trabalho”. Lá estão expostas mais de 70 obras de diversos artistas do século XX, todas criadas especificamente para Verzocchi.
No primeiro andar há uma seleção de obras, pinturas e esculturas que representam o vasto patrimônio artístico de Forlì do século passado.
4) Visitar o Complexo de San Domenico e suas exposições temporárias
O Complexo Monumental de San Domenico é um conjunto de museus localizados dentro de um convento dominicano do século XIII. Além dos ambientes, muito sugestivos, na pinacoteca é possível admirar obras-de-arte criadas entre os séculos XII e XVIII.
Mas sem dúvida alguma o que mais atrai visitantes aos Museus San Domenico são as exposições temporárias, sempre muito importantes.
O Complexo de San Domenico funciona de terça a sexta, das 9h30 às 19h, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 20h. O bilhete inteiro custa 12 euros e inclui um áudioguia (disponível em inglês e italiano).
Site oficial da mostra: www.mostrefondazioneforli.it
5) Relaxar no Parque Franco Agosto
Localizado próximo ao forte de Ravaldino, o Parque Urbano Franco Agosto é um ótimo lugar para passar algumas horinhas de relax. O parque é uma imensa área verde, único no seu gênero na Itália, devido à sua posição (ao redor das antigas muralhas) e à grande variedade de espécies botânicas. Lá você encontra uma área com brinquedos para as crianças, estruturas para fazer esporte, lanchonetes, além de um amplo estacionamento gratuito.
6) Fazer umas comprinhas na Eataly
Quem não ama se perder na Eataly? A loja de Forlì tem somente pouco mais de um ano de abertura e oferece uma ótima variedade de produtos. É impossível entrar lá e não comprar nada!
No segundo andar se encontra um restaurante de altíssimo nível, comandado pela chef estrelada Giuliana Saragoni, a qual baseia seus pratos na tradição da sua família, porém revisitada com toques modernos.
A Eataly de Forlì fica bem no centro da cidade, na Piazza Saffí.
7) Comer uma pizza no Col Basilico nel Cuore
A Emília-Romanha é a pátria da gastronomia italiana e em Forlì não faltam lugares onde comer bem. Um deles é a pizzaria Basilico nem Cuore, um lugar com atmosfera alegre e jovial e pizzas incríveis. A qualidade dos ingredientes é muito alta e a pizza passa por um processo de dupla fermentação, o que a torna muito fácil de digerir, não pesando no estômago (mas pesa na consciência! :)).

A pizzaria Col Basilico nel Cuore (que literalmente significa “com o majericão no coração” abre somente no jantar, das 19h à meia noite.
Endereço: Piazza Camillo Benso Conte di Cavour, 1
8) Tomar uma cervejinha no Barbeer
Se você é aquele tipo de pessoa que não perde a oportunidade de tomar uma cerveja artesanal e, ao invés de imãs, o que coleciona mesmo são as cervejas de diferentes lugares do mundo, então não deixe de dar uma passadinha no Barbeer em Forlì.
O Barbeer não é só o típico bar onde você chega e pode tomar sua cerveja, eles são uma espécie de empório e comercializam as bebidas no varejo. Além disso, a decoração do lugar é cheia de estilo, o ambiente muito descontraído com as cervejas dispostas em prateleiras cobrindo quase todas as paredes, bancos em forma de antigas tampas de garrafa. Enfim, o tema “cerveja” está presentes até no teto, com lustres feitos com barris de alumínio!
Onde ficar em Forlì
Gostaria de passar uma noite em Forlì? Então veja no mapinha abaixo algumas opções de hospedagem. É só ir clicando nos preços e ver qual opção mais lhe interessa!
Como chegar a Forlì
Forlì fica praticamente no meio do caminho entre Bolonha e San Marino, a cerca de 80km de uma e da outra. Sem dúvida, o melhor modo de chegar a Forlì é de trem e, uma vez lá, aproveite para conhecer a cidade a pé ou de bike!
No entanto, caso deseje ir de carro, clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.