Hotéis na Itália

Modena: Dicas do que fazer, onde ficar e muito mais

Modena: Dicas do que fazer, onde ficar e muito mais

Modena, localizada a 60km de Bolonha e de Parma, é uma cidade que propõe uma mistura maravilhosa de ótima gastronomia, patrimônio artístico e cultural, bem como história moderna. Além disso, Modena é a meca da indústria automotiva italiana. De fato, lá é o berço de algumas das maiores montadoras italianas, como Ferrari, Lamborghini e Maserati, só para citar algumas.

Enfim, Modena é uma cidade ideal não só para os fãs de automóveis, mas também amantes da música e gourmands, já que é onde nasceu o tenor Luciano Pavarotti, mas também Enzo Ferrari e Massimo Bottura, o chef da Osteria Francescana, duas vezes eleito o melhor restaurante do mundo. Em suma, você não vai ficar entediado lá!

Modena

 

O que fazer em Modena

Modena é uma cidade pequena e, por isso, a maior parte das atrações podem ser vistas em apenas um dia. Além disso, as maiores atrações ficam no centro histórico ou bem próximo dele. Somente as fábricas de vinagre balsâmico e a casa-museu Pavarotti que ficam um pouco mais longe, mas é possível chegar lá facilmente de ônibus ou táxi.

 

1. Conhecer o Museu Enzo Ferrari

Ao chegar a Modena de trem, sua primeira parada pode ser o Museu Enzo Ferrari, localizado próximo à estação. O Museu Enzo Ferrari é lindo e agrada a todos, mesmo quem não é tão fã de carros. De fato, a visita permite conhecer mais sobre a vida de Enzo Ferrari e a história da marca. O percurso começa na casa onde ele nasceu e continua em um prédio de design onde se pode admirar uma grande quantidade de carros, dos modelos mais antigos aos mais recentes.

Modena

Para os maiores fãs da Ferrari, saiba também que há um ônibus entre este museu e o outro Museu da Ferrari em Maranello (existe também um ingresso combinado). É o ônibus da linha vermelha.

 

2. Passear pelo Centro Histórico

O centro histórico de Modena é bem compacto, muito agradável para se conhecer em uma tarde. Com suas ruelas e prédios em tons claros, sem dúvida é muito fácil se apaixonar por ele.

Recomendo que comece o passeio no centro a partir da zona da Piazza della Pomposa, outrora degradada, hoje point da vida noturna. Além disso, o lugar fica pertinho do estacionamento e da estação de Modena.

modena

Várias ruas do centro histórico são fechadas ao trânsito de veículos, por isso dá para passear tranquilamente a pé, só curtindo as belezas arquitetônicas de Modena.

 

Visitar a Piazza Grande, a Catedral e a Torre Ghirlandina

Sem dúvida o coração de Modena é a Piazza Grande, onde fica a Catedral (Cattedrale Metropolitana de Santa Maria Assunta e San Geminiano) e sua torre campanária, a Torre Ghirlandina, símbolo da cidade. A catedral, a torre e a praça datam da Idade Média e estão listadas como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Modena

A Piazza Grande

A Piazza Grande é, desde sempre, o coração da cidade. No edifício que fica na esquina da Via Castellaro, há uma estátua muito famosa, a “Bonissima” uma dama com uma cabeça muito pequena e um corpo robusto. Dizem que seria Matilde de Canossa, uma nobre senhora que representa o espírito da honestidade dos mercadores. De fato, estes deviam seguir estritamente as medidas oficiais nas transações comerciais. Medidas, essas, registradas na abside da catedral de Modena.

modena

 

Do outro lado da praça fica a pietra ringadora, uma espécie de banco de pedra no qual qualquer pessoa poderia subir para dizer o que quisesse, praticamente um palanque medieval. Ali também eram ridicularizados os malfeitores e devedores.

A Catedral de Modena

Construída a partir de 1099 e consagrada pelo papa Lucio III em 1184, o Duomo de Modena, obra do arquiteto Lanfranco, é uma das maiores obras de arte da arquitetura românica europeia.

“Como eu fiz? Acho que fui diretamente inspirado por Deus”. Era assim que o arquiteto Lanfranco respondia a quem perguntava como foi que ele conseguiu projetar aquela maravilha que era o Duomo.

 

Uma magnífica janela rosácea do século XIII destaca a fachada, leões de mármore apoiam o pórtico e relevos ao lado da porta principal e acima das portas laterais estão entre as primeiras esculturas românicas da Itália.

 

Torre Ghirlandina

Muito amada pelos modeneses, que a chama a “pioppa della città”, ou seja, seu eixo de sustentação, a Torre Ghirlandina tem 86m de altura e 367 degraus. Ela é unida à catedral por dois arcos.

 

Construída entre 1106 e 1316, desde a sua origem teve funções cívicas: da torre os guardiões sinalizavam a abertura das portas da cidade e vigiavam os tesouros do município.

Modena

Enfim, é possível subir até o alto da torre para ver a cidade do alto. No entanto, por causa do Covid, é necessário reservar com antecedência através do e-mail torreghirlandina@comune.modena.it. O ingresso custa 3 euros.

 

Admirar as obras da Galleria Estense

Se você é apaixonado por arte, não pode deixar de visitar a Galleria Estense. Este museu, que nasceu das coleções do duque d’Este, dispõe de uma riquíssima pinacoteca com obras de Cosmè, Correggio, Guido Reni, Tintoretto, Velázquez, etc. Além disso, há esculturas incríveis, como o esplêndido Retrato de Francesco I, de Gian lorenzo Bernini.

Galleria Estense de Modena

O bilhete inteiro custa 6 euros. A galeria funciona de terça a domingo, das 8h30 às 19h. Aos domingos e feriados abre às 10 e fecha às 18h.

 

Visitar o Mercato Albinelli

Finalmente, o último lugar que eu aconselho visitar no centro de Modena é o Mercato Albinelli, um mercado coberto histórico que data de 1931. Lá você encontra todos os tipos de produtos frescos e especialidades locais.

 

Conhecer a casa Museu Luciano Pavarotti

Pavarotti nasceu em Modena no dia 12 de outubro de 1935. Pouco fora da cidade fica a casa onde ele viveu seus últimos dias de vida. Hoje em dia ela se tornou um museu.

A visita à casa museu Pavarotti permite conhecer um lado mais íntimo deste grande artista, admirar seus objetos pessoais, as roupas de cena mais famosas, as fotos e videos que marcaram a vida dele , bem como os inúmeros prêmios que ele recebeu.

modena
A casa museu de Luciano Pavarotti fica a 10km de Modena. O ingresso custa 10 euros.

 

Visitar uma produtora de vinagre balsâmico de modena

O vinagre balsâmico nasceu em Modena. Portanto, se você aprecia este produto (que nada tem a ver com aqueles do supermercado!), não deixe de incluir uma visita a uma acetaia, o local de produção do vinagre.

Eu conheci a Acetaia Bonini, mas há muitas outras.

Fábrica de vinagre balsâmico
Barris de vinagres balsâmico da Bonini

 

Uma das mais populares é Giusti, que é a empresa mais antiga especializada na produção deste produto em Modena. Eles têm um pequeno museu que explica o que é o vinagre balsâmico e o processo de fabricação. Além disso, faz parte do programa uma pequena degustação.

 

Comer sem culpa

Modena é conhecida no mundo inteiro por sua ótima gastronomia. De fato, o território é cheio de ótimos restaurantes, que conquistaram fama e respeito por manter a genuinidade dos pratos oferecidos.

Enfim, um típico menu modenese não pode não iniciar com uma seleção de embutidos, bem como as tigelle, pãezinhos achatados que acompanham sempre a tábua de frios. Entre as massas, não deixe de provar os tortellini recheados com carne de porco, presunto e parmigiano. Um prato de carne típico é o “zampone”, ou seja, o pé de porco recheado com carne de porco moída e especiarias. Esta mistura é ensacada dentro da pata do porco, daí o nome, pois pata em italiano se diz zampa.

modena
Uma típica tábua de frios que você pode pedir como entrada ou no happy hour!

 

Além disso, na mesa não pode faltar o vinagre balsâmico de Modena, quem sabe degustado juntamente com pedacinhos de Parmigiano Reggiano!

Todas essas delícias não podem que ser acompanhadas por uma boa taça de lambrusco.

 

Onde comer em Modena

Inegavelmente é difícil comer mal em Modena. De qualquer forma, há vários lugares tradicionais, sendo que os mais importantes estão todos no centro.

Por exemplo, o Bar Schiavoni, localizado na Piazza Grande, é famoso por seus sanduíches com produtos locais.

Se você gosta de restaurantes simples e tradicionais, indico a Trattoria Aldina, a Osteria Ermes e a Trattoria Il Fantino.

Por outro lado, se você busca lugares elegantes e para quem tem um orçamento mais alto, recomendo L’Erba del Re (1 estrela Michelin), La Cucina del Museo, a Hosteria Giusti (tem apenas 4 mesas!) e, claro, a Osteria Francescana do Massimo Bottura, 3 estrelas Michelin e duas vezes eleito o melhor restaurante do mundo.

tortellini de modena
Tortellini de modena

 

Onde ficar em Modena

Para poder aproveitar todas as experiências que a cidade oferece (comida, carros, vinhos…), eu indico passar pelo menos dois dias inteiros em Modena.

Eu me hospedei na La Cascina del Balsamico Bonini, um B&B localizado dentro de uma produtora de vinagre balsâmico. Foi uma experiência incrível e eu contei todos os detalhes AQUI.

No entanto, se você prefere se hospedar no centro de Modena, veja as opções abaixo.



Booking.com

Como chegar a Modena

O aeroporto mais próximo a Modena é o de Bolonha.

De qualquer maneira, é possível chegar a Modena de trem a partir das principais cidades do norte da Itália. Por exemplo, a viagem de Milão a Modena leva cerca de 1h15 com o trem rápido, enquanto de Bolonha são 30 minutos com o trem comum. Enfim, desde Florença leva cerca de 1h30/2h, mas há troca de trem em Bolonha.

Por outro lado, caso deseje conhecer o interior da Emília-Romanha, ir a vinícolas ou fábricas de vinagre balsâmico, a melhor coisa é alugar um veículo. Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.

Modena

 

Certamente vale muito a pena incluir Modena no seu roteiro pela Emília-Romanha. Ela é uma cidade extraordinária, onde a tradição e a inovação andam de mãos dadas. Enfim, nunca é demais repetir que ela é uma das capitais da enograstronomia italiana. Portanto, Modena vale uma visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!