É provável que, ao navegar pelas redes sociais, você já tenha visto imagens do Lago de Resia. Além disso, o lago também ficou popular depois de ter aparecido na série Curon, da Netflix.
A peculiaridade desse lago, além da beleza da paisagem que o circunda, é que no meio dele surge uma torre de uma igreja. Parece muito pitoresco, mas a história por trás disso é uma história de deslocamento.
O Lago de Resia fica no Tirol do Sul, na região italiana do Trentino-Alto Ádige, já perto da fronteira com a Áustria e a Suíça.
A história do Lago de Resia e a torre afundada
A história do Lago Resia e de sua torre sineira remonta à década de 50. Naquela ocasião, cinco anos após o fim da II Guerra Mundial, foi concluída a construção de uma grande barragem para a produção de energia hidrelétrica, unindo duas das três bacias naturais na Passagem de Resia: Lago Resia e Lago Curon.
Dessa forma, a água engoliu para sempre a cidade velha de Curon Venosta e parte da cidade de Resia, que hoje repousa a 22 metros de profundidade. Apesar dos protestos, seus moradores foram forçados a abandonar suas casas, empregos e tudo o que tinham. No entanto, eles se mudaram para perto, fundando uma nova cidade de Curon Venosta.
Assim, a recordar este acontecimento, ainda permanece a torre igreja de Santa Caterina d’Alessandria, datada de 1357, única construção que sobreviveu à explosão que demoliu cerca de 160 edifícios.
Diz a lenda que, nas noites de inverno, quando o lago congela e é possível ir a pé até a torre da igreja, ainda é possível ouvir os sinos. No entanto, eles foram retirados antes da criação da bacia artificial.
Curon Venosta atualmente
Hoje em dia, Curon Venosta tem aproximadamente 2.450 habitantes. Além disso, o lago com sua torre sineira se tornou um destino turístico popular, principalmente depois da série Curon.
A cidade abriga o Museu Alta Val Venosta, que conta a história de Curon e Resia por meio de fotos históricas e objetos antigos pertencentes aos agricultores locais. A área também é popular para passeios ao ar livre, com muitas oportunidades para caminhadas e ciclismo.
Enfim, o Lago de Resia é considerado um dos lugares mais bonitos dos Alpes Orientais.