San Giovanni Rotondo é uma cidadezinha de montanha situada dentro do Parque Nacional do Gargano, na região da Puglia. Ela é famosa sobretudo entre os devotos católicos, pelo fato de Padre Pio, ou melhor, São Pio de Pietrelcina, ter vivido e morrido neste lugar.
É em San Giovanni Rotondo que se encontram os restos mortais de Padre Pio, bem como alguns lugares religiosos muito interessantes ligados a ele: o convento onde o frade capuchinho passou muitos anos de sua vida, aberto à visitação; a igreja de Santa Maria delle Grazie, onde o santo rezou missa; o Santuário de São Pio de Pietrelcina e o hospital Casa Sollievo della Sofferenza, legado deixado por Padre Pio.

Lugares de Padre Pio em San Giovanni Rotondo
Sem dúvida a vida social, cultural e econômica de toda a cidade está intimamente ligada e entrelaçada com a figura do Padre Pio. De fato, mais de seis milhões de fiéis e peregrinos visitam San Giovanni Rotondo todos os anos.
O Mosteiro dos Frades Capuchinhos
Há cinco séculos, um homem chamado Antonio Landi, tomado por uma grande generosidade e espírito religioso, doou sua fazenda aos Frades Capuchinhos, situada no alto de uma colina, a oeste da localidade de San Giovanni Rotondo. Posteriormente, neste terreno os capuchinhos ergueram o convento, construído em 1540.
Antes de S. Pio de Pietrelcina, este convento acolheu outro santo. Na cela n. 5, de fato, como o próprio Padre Pio assinalou, São Camilo de Lellis dormia quando o convento ainda não estava totalmente concluído. São Camilo chegou lá como um leigo, enviado pelos frades de Manfredônia para trocar um pouco de macarrão por um bom vinho local.
Já Padre Pio foi para o Mosteiro dos Capuchinhos de San Giovanni Rotondo em 1916, e o lugar foi sua casa por 52 anos até sua morte em 23 de setembro de 1968.
A estrutura conta com uma parte antiga que coincide com a área do convento. A parte interna é bem modesta e no altar há um afresco que ilustra uma Nossa Senhora com o Menino Jesus entre São João Batista e São João Evangelista.
A partir da segunda entrada do convento se tem acesso ao claustro, onde é possível visitar o quarto onde Padre Pio viveu. No coro da igreja antiga o santo recebeu os estigmas.

Santuário de Santa Maria delle Grazie
Anexo ao convento fica a Chiesa di Santa Maria delle Grazie (igreja de Nossa Senhora das Graças). Ela foi construída em 1956 para acolher um número maior de peregrinos, visto que a antiga igrejinha do convento não conseguia mais suportar (se diz que Padre Pio teve que realizar muitas missas ao ar livre, por causa da grande quantidade de pessoas).

No subsolo da igreja fica a cripta onde ficou o corpo do santo até 2010 quando foi transferido para o Santuário da Basílica de Padre Pio. Seus restos mortais permaneceram em San Giovanni Rotondo para cumprir um de seus desejos. Eles foram mantidos na cripta por mais de quarenta anos, sob um bloco de mármore verde em forma de sarcófago.
A data dedicada a São Padre Pio é 23 de setembro. Durante este período acontecem procissões e cerimônias religiosas em San Giovanni Rotondo.
Santuário de São Pio de Pietrelcina
Com o passar do tempo e o número de fiéis que aumentava cada vez mais, a Igreja de Nossa Senhora das Graças ficou pequena. Dessa forma, foi necessário criar algo ainda mais grandioso e assim os frades capuchinhos deram a Renzo Piano, um dos arquitetos italianos mais famosos do mundo, o papel de criar um novo projeto.
A construção do Santuário de São Pio de Pietrelcina iniciou em 1994 e durou 10 anos. Foi necessário escavar 70.000m³ de rocha.
De fato, é uma estrutura arquitetônica única, que o deixará sem palavras. Em particular, a parte mais interessante talvez seja a da igreja inferior, acessível pela lateral do altar, descendo-se uma escada e percorrendo o caminho que conduz à cripta. É um caminho espetacular, feito de mosaicos, em parte feitos de ouro, que descrevem, de um lado, a vida de São Francisco e de outro, a de São Pio.
Depois de ter sido retirado da cripta da igreja de Santa Maria delle Grazie em 19 de abril de 2010, os restos mortais de Padre Pio foram colocados em uma urna transparente e transportada para o novo santuário, numa sala decorada a ouro que quase parece emanar luz própria.

Hoje em dia o santuário é uma meta de peregrinação dos devotos de São Padre Pio provenientes do mundo inteiro.
No entanto, deve-se lembrar que, devido à grande pompa e enorme dispêndio de dinheiro empregado na realização deste projeto, o novo santuário foi, e continua sendo, uma das estruturas mais criticadas, principalmente porque em nítido contraste com o que Padre Pio pregava.
Outros lugares de San Giovanni Rotondo
Além dos lugares ligados a São Padre Pio, outro lugar a ser visitado é o centro histórico da cidade, muito bonitinho.
A parte antiga de San Giovanni Rotondo se desenvolve em uma rede de vielas estreitas e recantos que reproduzem imagens de um passado bem simples.

O seu patrimônio de igrejas é importante, incluindo aquela que originalmente era o templo pagão dedicado ao deus Jano — posteriormente consagrado pelos peregrinos que passavam pela Via Sacra Longobardorum — a igreja de San Giovanni Battista.
E é justamente da forma desta igreja, constituída a partir de um batistério redondo (palavra que em italiano se diz “rotondo”), que deriva o nome atual da cidade.

Onde ficar em San Giovanni Rotondo
E então, gostaria de se hospedar em um hotel em San Giovanni Rotondo? Considere que, sendo a cidade uma meta de peregrinos, a maior parte das acomodações são simples. Clique no mapa abaixo para ver algumas opções de hotéis e pousadas.
Mapa de San Giovanni Rotondo
Veja abaixo o mapa com os lugares indicados neste texto.
Como chegar a San Giovanni Rotondo
San Giovanni Rotondo fica a cerca 380km de Roma (4h de carro) e 40 km de Foggia. Da estação ferroviária de Foggia saem os ônibus Ferrovie dal Gargano para a cidade.
O aeroporto mais próximo a San Giovanni Rotondo é aquele de Bari, do qual dista 135km.
De Roma a San Giovanni Rotondo: Para quem pensa em ir a partir de Roma, existe um ônibus que faz a linha Roma – S. Giovanni Rotondo. Ele sai da estação Tiburtina. Veja aqui.
Dessa forma, considerando a distância das principais cidades italianas, aconselho inserir San Giovanni Rotondo em um roteiro pela Puglia. Deste modo, você pode conhecer também a bela Monte Sant’Angelo e o Santuário de São Miguel Arcanjo.
***
Sem dúvida, San Giovanni Rotondo é um destino religioso imperdível para os devotos e admiradores de Padre Pio. História, religião, misticismo, paz, natureza exuberante, estruturas arquitetônicas tão disputadas quanto espetaculares e extraordinárias. Além disso, a atmosfera de profunda fé, devoção e respeito que reina nos lugares do Santo é poderosa.
5 respostas em “San Giovanni Rotondo e o Santuário de Padre Pio”
Gostaria de saber se necessito guia para visitar os lugares de Padre Pio ou e fácil quando se está na cidade?
Olá Mariluce! Você pode conhecer tranquilamente os lugares de Padre Pio sem guia, pois a cidade é bem pequena! Qualquer coisa usa esse post como seu guia
Um abraço,
Patricia
Qual é a cor do santuário do padre pio
Olá Luzia,
Por dentro o tom predominante é o amarelo/dourado.
Moramos em San Giovanni Rotondo de Janeiro de 2023 até Maio/23 é uma cidade bem tranquila e voltada ao turismo da Fé, sendo, o Santuário do Padre Pio um lugar abençoado para ser visitado.