Hotéis na Itália

loreto

Loreto e a história da Santa Casa de Nossa Senhora

Se você teve uma educação católica, é muito provável que já tenha ouvido falar da cidade de Loreto e da história da Santa Casa de Nossa Senhora que, segundo a lenda, teria sido trasladada para lá diretamente de Nazaré. Verdade ou não, Loreto atrai peregrinos e fiéis de todas as partes do mundo e é uma ótima opção de lugar para conhecer na região Marche.

Loreto fica a cerca de 30km de Ancona, na costa leste da Itália e, como se pode imaginar, depende do turismo religioso.

Tivemos a sorte de visitar Loreto com um guia, que nos explicou muito sobre a cidade e a história da Santa Casa de Nossa Senhora. Assim, mesmo com um passeio rápido, visto que não tínhamos muito tempo à disposição, foi possível entender bastante o significado da cidade para os católicos.

Centro de Loreto
Centro de Loreto

 

O que ver em Loreto

Antes de tudo, é importante saber que Loreto é muito pequena. Portanto, é o típico lugar para fazer um passeio de um dia.

O Santuário da Santa Casa de Nossa Senhora

Certamente o motivo principal da maior parte das pessoas que visitam Loreto é o santuário da Santa Casa de Nossa Senhora. Ele é simplesmente o lugar mais visitado da região Marche!

Basílica de Loreto
Basílica de Loreto

Antes da atual basílica existia uma modesta igreja construída por volta da metade do século XIV para acolher os peregrinos. No entanto, quando o lugar começou a ficar pequeno para receber a grande quantidade de pessoas que visitavam o santuário, o papa Paulo II ordenou a construção da nova basílica, a qual foi construída entre 1468 e 1587.

De fato, foram muitos os artistas que trabalharam para embelezar interna e externamente o santuário. Entre as tantas capelas, quadros e imagens que tornam único o lugar, não deixem de visitar a Sala del Pomarancio e a Sala del Tesoro, onde estão os guardadas muitas preciosidades do santuário.

loreto
O invólucro da Santa Casa, desenhada por Bramante e realizada por Sansovino. Não é possível fotografar a parte interna com as paredes da Santa Casa de Nossa Senhora.

A basílica é muito imponente, mas que o chama muito a atenção em seu interno é o revestimento criado em 1509 para acolher as tais paredes da Santa Casa. Todo em mármore, foi projetado por Bramante e realizado somente 10 anos depois, pelo grande artista Sansovino.

A Piazza della Madonna

Na frente da Basílica de Loreto se encontra a majestosa Piazza della Madonna, construída no início do século XVI por Bramante, cujo projeto previa, além da fachada da igreja, até então incompleta, a construção do palácio apostólico articulado nos três lados, formando um ambiente fechado, tipo um pátio.

Basílica de Loreto
Piazza della Madonna – Loreto

No meio da praça há uma bela fonte e ao seu redor há sempre artistas de rua reproduzindo no chão e com giz colorido, quadros com motivos religiosos.

A lenda da Santa Casa de Nossa Senhora

Reza a lenda que a Santa Casa de Loreto é a mesma casa onde Maria, mãe de Jesus, vivia em Nazaré, aquela onde ela nasceu, cresceu e recebeu a visita do Arcanjo Gabriel.

A casa onde vivia Nossa Senhora em Nazaré tinha apenas duas partes: uma era uma pequena gruta; a segunda uma estrutura de tijolos formada por apenas três paredes, sendo fechada por um dos lados da gruta. O lugar logo virou uma meta de peregrinação e veneração dos primeiros cristãos.

Agora, como é que a casa de Nossa Senhora foi parar em Loreto? A lenda diz que “anjos” transportaram a casa, por via aérea. De acordo com esta versão, quando os cruzadistas perderam o controle que tinham sobre a Terra Santa,  Jesus decidiu enviar anjos para proteger sua santa casa, dando-lhes ordens para que transportassem a casa para um lugar seguro.

A transladação da casa

Em 12 de maio de 1291, os anjos transladaram a casa para uma pequena cidade da Croácia, chamada Trsat (ou, em italiano, Tersatto). Os habitantes da cidade, quando descobriram, não sabiam explicar como aquela casa tinha ido parar ali. Eles entraram e viram um altar de pedra onde havia uma estátua de cedro da Virgem Maria com menino Jesus em seus braços. O Menino Jesus tinha dois dedos da mão direita estendidos, como se estivesse dando uma bênção. Com a mão esquerda, segurava uma esfera de ouro que representava o mundo. Ambos estavam vestidos com mantos e as cabeças cobertas com coroas de ouro.

Atualmente a estátua da Virgem Maria com o menino Jesus se encontra em uma das capela da Basílica.

Alguns dias mais tarde, a Virgem Maria apareceu a um sacerdote de Trsat e explicou-lhe como a casa tinha ido parar ali. Ela disse: “Você deve saber que a casa que foi recentemente trazida à sua terra é a mesma casa em que nasci e cresci”. O padre que, estava doente, foi curado imediatamente e logo anunciou ao povo o milagre que tinha ocorrido. Assim, as peregrinações à Santa Casa começaram.

No entanto, a alegria dos croatas durou pouco. Três anos e sete meses após a “chegada” da casa em Trsat, na noite de 10 de dezembro de 1294, a casa desapareceu, para nunca mais voltar.

Naquele mesmo dia, alguns pastores da região de Loreto, na Itália, relataram ter visto uma casa voando sobre o mar, carregada por anjos. Um deles estava vestido com uma túnica vermelha (São Miguel Arcanjo), o qual liderava os outros. Os anjos deixaram a casa em um lugar chamado Banderuola.

A colocação definitiva

Muitos peregrinos chegaram a visitar esta santa casa, mas também começaram a sofrer muitas agressões por parte da população local. Por esta razão, as pessoas pararam de ir e a casa foi novamente transportada pelos anjos para uma colina no meio de uma fazenda, a qual pertencia a dois irmãos que começaram a discutir sobre quem era o dono da casa. Pela terceira vez a casa foi transladada para outra colina, onde hoje está localizada Loreto.

Histórias de anjos à parte, ao longo dos anos, após muitos estudos e escavações no subsolo da Santa Casa, foi se confirmando a ideia que as pedras realmente são originais de Nazaré, mas que teriam sido transportadas a Loreto por, obviamente, iniciativa humana. Por outro lado, há provas que dizem atestar a autencidade da proveniência das paredes. De fato, seriam os grafites encontrados nas pedras, semelhantes àqueles da Terra Santa, além de duas moedas encontradas no subsolo e que remontam ao ano da trasladação.

Enfim, lenda ou verdade, a cada um cabe a própria fé. 🙂

Uma curiosidade: 

Nossa Senhora de Loreto foi escolhida como Padroeira da Aviação e protetora de quem viaja de avião justamente por causa da lenda do “voo” da casa de Maria. O pedido de relação entre Nossa Senhora e a aviação foi deferido pelo Papa Bento XV, em 24 de março de 1920, na véspera do dia Anunciação.

Logo na chegada a Loreto a gente vê um avião da Aeronáutica italiana, da qual Nossa Senhora de Loreto também é padroeira.

 

Informações úteis

Horários de abertura da Basílica de Loreto

De abril a setembro, das 6h15 da manhã às 19h30;

De outubro a março, das 6h15 da manhã às 19h.

Horário das missas

De abril a outubro

De segunda a sábado, 7h – 7h30 (na Santa Casa) – 8h30. – 10h – 11h – 17h – 18h30
Domingos e feriados, 7 h – 8h30 – 10h – 11h – 12h. – 17h – 18h – 19h

De novembro a março

De segunda a sábado, 7h – 7h30 (na Santa Casa) – 8h30. – 10h – 11h – 16h30 – 18h
Domingos e feriados, 7 h – 8h30 – 10h – 11h – 12h. – 16h – 17h – 18h

Onde se hospedar em Loreto

Gostaria de passar uma noite em Loreto? Veja abaixo algumas opções de hotéis.


Booking.com

 

Como chegar a Loreto

  • O aeroporto mais próximo a Loreto é aquele de Ancona-Falconara. A partir dali é possível seguir para Loreto de táxi/carro (30 minutos) ou ir de ônibus até a estação ferroviária de Ancona.
  • De trem: Clique AQUI para ver as possibilidades de trens existentes a partir da estação desejada. A estação ferroviária de Loreto dista cerca de 2km do centro/santuário e há ônibus a cada hora que ligam a estação ao centro.
  • Carro: Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.

 

Gostou? Então compartilha!

Uma resposta em “Loreto e a história da Santa Casa de Nossa Senhora”

É verdade. Acredito na remoção da igrejinha de Nossa Senhora, pelos anjos. São Miguel Arcanjo, ia na frente conduzindo. Acredito nos anjos e sei do que são capazes de realizarem. É só confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!