Hotéis na Itália

hotel nas colinas do prosecco

Hotel nas Colinas do Prosecco: Municipio 1815

Um hotel nas colinas do prosecco, na região do Vêneto, para relaxar em meio aos vinhedos, pode ser tudo o que você deseja para a sua viagem enogastronômica pela Itália. E esse hotel tem um nome: Municipio 1815, em Valdobbiadene, terra do prosecco Superiore.

Eu o escolhi como base para viajar pela rota do Prosecco e não poderia ter tomado uma decisão melhor. De fato, minha experiência foi muito positiva e as duas noites que passei no Municipio 1815 contribuíram muito para que minha viagem se tornasse inesquecível.

A vista para as colinas do Prosecco

O hotel

O Municipio 1815 está situado no coração do Prosecco Superiore Conegliano Valdobbiadene, e fica rodeado por um cenário majestoso: as colinas cobertas de vinhedos. Requinte e modernidade encontram a tranquilidade dos campos nesta linda acomodação quatro estrelas que faz parte da história de Valdobbiadene.

Antes de mais nada, o edifício em si foi construído em 1815 para ser a sede da prefeitura municipal de três vilarejos: San Pietro di Barbozza, Santo Stefano e Guia. Portanto, daí o nome do hotel: Municipio 1815.

O lugar manteve essa função por cerca de 100 anos. No entanto, durante a 1ª Guerra Mundial, sofreu vários danos. Posteriormente, já nos anos 20, foi restaurado e passou a ser a sede da escola primária local e das comunidades vizinhas. Depois de ter passado por um longo período de abandono, iniciado no final dos anos 70, em 2003 ele passou por uma longa reforma, tornando-se então um hotel.

Mas foi em 2020 que aconteceu uma grande reviravolta. Mesmo em um período de grande dificuldade para o turismo, decidiu-se apostar na renovação total do hotel. Ele foi totalmente modernizado e passou por um intenso restyling. Enfim, em julho de 2021, foi inaugurado o Boutique Hotel MUNICIPIO 1815, que traz em seu nome a lembrança de sua história.

A localização

Para que você possa se situar, o Municipio 1815 fica a cerca de 80km de Veneza, a 38km de Bassano del Grappa e a apenas 22km de Asolo. Ele fica em uma posição perfeita para explorar toda a rota do Prosecco Superiore, que vai de Valdobiaddene a Conegliano, passando por cidadezinhas encantadoras.

Além disso, embora seja necessário um carro, chegar lá é muito simples, sobretudo porque todo o percurso tem paisagens incríveis.

A área verde do hotel

A chegada

O mergulho no mundo do Prosecco Superiore começa já na nossa chegada ao hotel. Fomos recepcionados com um cálice do delicioso prosecco da família Rebuli, os proprietários do hotel, produzido exclusivamente para os clientes do Municipio 1815 e do restaurante Trattoria alla Cima, que também pertence a eles. O dia estava lindo, e pudemos degustar o vinho admirando a bela vista dos vinhedos.

A primeira impressão foi ótima, inclusive porque fomos muito bem recebidos. Tive também o prazer de conhecer a diretora do hotel, Anne Vendramini, que é brasileira. Uma pessoa extremamente simpática, amável e de grande bom gosto. De fato, pode-se dizer que ela foi a grande responsável pela renovação do hotel.

A linda recepção

O quarto

O hotel dispõe de 23 quartos, todos amplos e confortáveis. Tal como acontece na maioria dos hotéis em edifícios históricos, cada quarto tem uma disposição diferente. Eu fiquei hospedada na suíte, que tinha também uma salinha.

A parte mais grandiosa do quarto era, claro, a cama king-size. Eu adorei a cabeceira, restaurada com um tecido lindo.

Posteriormente, a diretora conversou comigo e me contou que, durante o processo de renovação do hotel, os tecidos, cortinas, cores das paredes, foi tudo cuidadosamente escolhido por ela, de modo que lembrasse os tons da região.

hotel no VênetoO banheiro era outro elemento interessante do quarto. Novíssimo, amplo e impecável, retomava os mesmos tons do quarto, com a adição do revestimento em mármore.

Dentro do quarto havia ainda alguns extras que eu adorei. Por exemplo, alguns deles foram a cafeteira Nespresso, roupões e chinelos macios e produtos de higiene pessoal Hermés!

O Municipio 1815 é perfeito para:  viagens de casal, viagens enogastronômicas e para fazer de base para conhecer as cidades do interior do Vêneto.

O café da manhã

Visto os lindos dias de sol que fizeram durante a viagem, foi possível tomar o café da manhã na área externa do hotel. Mais uma vez, era impossível não ficar embasbacados com a beleza da paisagem.

O café da manhã do hotel é à la carte, considerando as medidas de prevenção ao Coronavirus. Sendo assim, recebemos um menu com as opções do dia e escolhemos aquilo que mais nos apetece. Há diversas opções entre doces e salgados, bem como uma boa variedade de frutas e pães.

café da manhã do hotel no Vêneto
Entre as opções doces, escolhi uma tortinha de frutas vermelhas. Simplesmente INCRÍVEL.
A sala de café da manhã na parte interna

O jantar na Trattoria alla Cima

Não há um restaurante dentro no hotel. No entanto, o mesmo proprietário do Municipio 1815, o sr. Isidoro Rebuli, detém um restaurante localizado a 2 minutos de carro de lá. Trata-se da Trattoria alla Cima.

Assim, na primeira noite da nossa viagem, jantamos na Trattoria alla Cima. O restaurante serve pratos típicos do Vêneto, mas também é especializado em carnes.

As características peculiares do hotel se estendem ao restaurante também. Por exemplo, de lá sem tem uma vista magnífica para os vinhedos. Além disso, o ambiente é muito romantico, perfeito para um jantar a dois.

Restaurante trattoria alla cima

De fato, considerando o enorme braseiro aceso no restaurante, a nossa pedida foi uma bela bisteca. A carne estava macia e suculenta e a acompanhamos com um Merlot local, indicado pelo próprio dono do restaurante, que muito gentilmente ia de mesa em mesa, dando atenção a todos os clientes. Realmente não podíamos ter feito escolha melhor.

Além disso, os preços no cardápio são excelentes, sobretudo se considerarmos a qualidade dos pratos e o cenário de tirar o fôlego.

Um paraíso nas colinas do Prosecco

Além de ser um incrível hotel nas colinas do Prosecco, o Municipio 1815 pode ser uma ótima base para conhecer não só toda a área de Valdobbiadene e Conegliano, mas também Treviso, Asolo e outras cidades encantadoras da região.

Ele também é perfeito para fugir da agitação das grandes cidades e passar alguns dias mergulhando na famosa região vinícola. É impossível ir embora de lá sem apreciar e fazer novas descobertas sobre esse maravilhoso vinho italiano.

Por fim, o Municipio 1815 é um dos lugares mais especiais em que já me hospedei na Itália e permanecerá gravado em minha mente por muitos anos. Tenho 100% de certeza que voltarei.

 

Mais informações:
Clique aqui para verificar preços e disponibilidade do Municipio 1815
Endereço: Borgo Berti, 6
Valdobbiadene – Vêneto

 

Paguei pela minha estadia e não tenho vínculos com o hotel. Em suma, sou apenas uma cliente satisfeita compartilhando minha experiência positiva. Por fim, espero que este review seja útil para quem procura um hotel nas colinas do Prosecco.

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!