Um hotel em Stresa, no Lago Maior, onde reina uma elegância de outros tempos. Eis o Regina Palace, um quatro estrelas com spa, inteiramente em estilo Liberty (Art Noveau).
Antes de mais nada, a história do Regina Palace está indissoluvelmente ligada à história de Stresa. Basta olhar para a suntuosa fachada para nos darmos conta que ele não é um hotel como os outros. De fato, ele tem uma história de mais de 110 anos e viu passar por lá reis, rainhas, estrelas de Hollywood, prêmios Nobel e muitas outras celebridades.
Um hotel em Stresa que respira história
Em sua origem, Stresa era apenas uma aldeia do Piemonte com apenas algumas casas com vista para o Lago Maior, sem nenhuma ligação rodoviária. No entanto, no início do século XIX, com a construção de uma estrada que ligava alguns dos vilarejos do lago até a rodovia que leva até a Suíça, o lugar se transformou. Sendo assim, aquela pequena vila de pescadores tornou-se um destino favorito dos turistas abastados, que construíram vilas suntuosas às margens do lago. Mas a verdadeira virada no crescimento da cidade veio em 1906, com a inauguração de uma ferrovia, que fez de Stresa uma parada obrigatória na rota Londres-Paris-Milão-Veneza e gerou demanda por acomodações que atendessem aos padrões do grandes cidades europeias
Em resposta a esta demanda, em 27 de junho de 1908 foi inaugurado o Regina Palace Hotel. O arquiteto Giuseppe Pagani projetou a parte externa e a decoração interior em puro estilo Art Nouveau. De fato, móveis luxuosos, lustres de cristal, tecidos preciosos e afrescos tornaram o Regina Palace Hotel um lugar muito exclusivo para ficar. Além disso, o surgimento das lendárias rotas ferroviárias internacionais, como o Orient Express, trouxe os viajantes mais ricos do mundo para Stresa e para o Regina Palace.
A atmosfera em seu interno parece aquela das grandes ocasiões, até mesmo para o hóspede contemporâneo, que ali pode viver a magia de salas douradas, grandes escadarias, veludos vermelhos, bem como majestosos lustres e vitrais.
Um sofá de veludo vermelho é reproduzido em um canto do grande saguão, em memória do Orient Express que passou por Stresa. Não te contei uma mentira quando escrevi que no Regina Palace se respira história!
Os quartos
Os quartos, 244 no total, quase todos com vista para o lago e para as ilhas Borromee, têm o fascínio do estilo da Art Noveau
Além disso, eles são elegantemente decorados em estilo clássico em que predomina o vermelho, com pisos de madeira originais, equipados com todo o conforto e com abertura de cama à noite.
Os restaurantes
Dentro do hotel existem dois restaurantes: o Charleston, carro-chefe do Regina Palace, com menu à la carte com propostas gourmet, e o Liberty, que é maior, onde os hóspedes tomam café da manhã e jantam.
A cozinha é especializada em alimentos kosher, sem glúten, e propõem também pratos vegetarianos e veganos, podendo assim satisfazer todos os tipos de clientes.
Um hotel em Stresa com spa
O ponto de força é o spa. São 300m² com piscina cromoterápica, espreguiçadeiras energizantes, banheiras de hidromassagem em grutas. Além disso, há ainda áreas de relaxamento aconchegantes e tratamentos eficazes, como a massagem com conchas quentes e o delicado peeling com chocolate e pimenta.
No amplo parque do Regina Palace há também uma grande piscina exterior, campo de tênis, campo de futebol e um bar para lanches rápidos durante o verão.
Mais informações sobre o hotel em Stresa
- O Regina Palace fecha para férias da metade de dezembro até o final de fevereiro;
- Há estacionamento gratuito, algo fundamental para quem busca um hotel em Stresa;
- O restaurante Charleston fica aberto inclusive para clientes externos.
- Por fim, as tarifas dos quartos podem custar a partir de 160 euros, incluindo o café da manhã.