No extremo nordeste da Itália, na fronteira com a Áustria e a Eslovênia, a região do Friuli -Venezia Giulia é um território composto de altas montanhas (os Alpes) ao norte, colinas cobertas de vinhas no centro e a costa do mar Adriático no sul.
Pouco conhecida pelos brasileiros e portugueses, a região é muito marcada, seja históricamente que culturalmente pela Áustria.
Se a costa – com exceção de Trieste – mostra em sua língua local, sua história e suas paisagens, a influência fortíssima de Veneza, o resto do território está dividido entre o Vêneto, a Áustria e os Balcãs.
De fato, até a Segunda Guerra Mundial, a Ístria – hoje em dia parte da Croácia – também pertencia à região.
Na encruzilhada entre essas diferentes populações, línguas e culturas, o Friuli-Venezia Giulia oferece uma face única na Itália. Totalmente diferente do resto da península, esta região pacífica e muitas vezes alheia aos problemas italianos, o Friuli desfruta de uma posição privilegiada.
Por fim, não deixe de visitar Triste. Entre a herança dos Habsburgos, seus trejeitos orientais e seu toque italiano persistente, esta é uma das cidades grandes mais exclusivas da Itália. E não deixe de fazer uma parada em Miramare, cujo castelo nas margens do rio é uma pequena joia.