Hotéis na Itália

Receita de orecchiette com folhas de nabo e anchovas

Receita de orecchiette com folhas de nabo e anchovas

Se tem um prato que simboliza a Puglia, esse é o orecchiette con cime di rapa (orecchiette com folhas de nabo). É uma receita muito antiga, de origem camponesa e a tradição pede que as orecchiette sejam feitas à mão, em casa.

Alguns dizem que é um prato que nasceu na Provença, outros dizem que a forma do macarrão tenha sido inspirada no teto dos trulli, construções típicas de Alberobello. Não importa qual a verdadeira origem, as orecchiette com folhas de nabo são um mergulho na tradição e na cultura da Puglia.

 

Receita de orecchiette: Uma tradição secular

As “orecchiette” são uma massa símbolo da Puglia, que representam um verdadeiro pilar da tradição culinária desta região. Rigorosamente feitas à mão, as orecchiette (que significa ‘orelhinhas’) são redondas e côncavas, forma que as torna insuperáveis ​​para “segurar” bem o molho.

A origem da massa é um mistério, de fato não existem documentos que certifiquem o seu nascimento. De acordo com a tradição local, a forma das orecchiette se inspiraria na dos telhados dos trulli de Alberobello, embora existam teorias que remontam à cultura judaica.

Ainda hoje, se o preparo das orecchiette for feito de maneira artesanal, seu interior será liso, enquanto a superfície externa ficará enrugada, por ser arrastada na prancha.

Enfim, as orecchiette podem ser feitas com os mais diversos melhos, mas dá o seu melhor na versão mais tradicional, ou seja, com folhas de nabo.

curiosidades sobre a Puglia
Orecchiette colocadas para secar na porta de uma casa do centro histórico de Bari

 

Ingredientes para duas pessoas:

  • 200g de macarrão tipo “orecchiette”;
  • 1 maço de folhas de nabo;
  • 4 anchovas em conserva (sem espinhas);
  • 1 dente de alho
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • Sal e pimenta do reino à gosto

 

Em uma panela média, ferva cerca de 1,5l de água. Descarte as folhas de nabo duras, deixando somente as mais tenras. Lave-as, mergulhe-as na água fervente e adicione um pouco de sal. Cozinhe as folhas por 5 minutos e então adicione as orecchiette. Deixe cozinhar até que a massa fique al dente.

Enquanto isso, em uma frigideira grande, refogue as anchovas com o alho (amassado ou picado) por dois minutos ou até que elas derretam. Reserve.

Conserve uma concha da água de cozimento e escorra a massa com as folhas de nabo. Junte-as às anchovas refogadas, adicione a água de cozimento e cozinhe por mais um minuto. Por fim, regue com um pouco mais de azeite de oliva e finalize com a pimenta do reino.

Nota: Talvez não seja muito fácil encontrar folhas de nabo no Brasil, mas nesta receita de orecchiette elas podem ser substituídas por outras folhas de sua preferência ou mesmo por brócolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!