Hotéis na Itália

10 Pratos típicos do Vêneto

10 Pratos típicos do Vêneto

Os pratos típicos do Vêneto são uma expressão de sua história e da identidade de seu povo. A gastronomia da região tem suas raízes nos tempos mais antigos, quando a Sereníssima República de Veneza dominava o Mediterrâneo.

Em suma, o Vêneto é uma região para se conhecer também em termos gastronômicos. Por isso, aqui vão 10 pratos típicos para você saborear durante a sua viagem.

 

Baccalà alla Veneziana

Bacalhau

O bacalhau cremoso à moda veneziana é um dos pratos típicos do Vêneto. Nesta região o bacalhau sempre esteve presente nos grandes pratos tradicionais.

Enfim, graças à sua cremosidade e ao seu sabor forte, este prato é bem adequado para abrir uma refeição, principalmente se acompanhado de polenta.

 

Sarde in saor

Pratos típicos do Vêneto

As Sardinhas em molho saor (em italiano, sarde in saor) são um prato típico de Veneza. Saor em veneziano significa “sabor” e, de fato, esta receita muito saborosa consiste em sardinhas inteiras marinadas numa base agridoce muito boa à base de cebolas aromatizadas com passas e pinhões.

Este que é um dos pratos típicos do Vêneto mais tradicionais, normalmente é preparado para a festa do Redentor, no terceiro domingo de julho. Enfim, o sabor forte das sardinhas é amenizado e enriquecido pelo efeito doce e azedo devido às cebolas e passas (doces) com o vinagre (azedo).

 

Pratos típicos do Vêneto: Risi e Bisi

Pratos típicos do Vêneto

Risi e bisi é um prato à base de arroz e ervilha. Ele era tradicionalmente preparado no dia 25 de abril, dia de São Marcos, com ingredientes simples como arroz e ervilhas frescas.

A versão mais antiga desse prato previa a aromatização do caldo com vagens de ervilhas e sementes de anis. Além disso, alguns adicionavam bochecha de porco moída ao refogado até que fique quase cremoso. Hoje, porém, esta receita foi reformulada, passando a levar bacon e, acima de tudo, o seu preparo é como um clássico risoto.

 

Bígoli com molho de pato (Bigoli al ragu d’anatra)

Bígoli com molho de pato é uma das comidas típicas do Vêneto. O Bigoli é uma forma de massa típica da região de Vicenza, semelhantes a um espaguete bem grosso.  Além disso, aquela é uma região onde se criava sobretudo patos e gansos. Portanto, este prato vem da tradição local, combinando dois dos melhores e mais preciosos produtos típicos. Certamente é um excelente prato para ser saboreado sobretudo nos dias de inverno, com uma boa taça de vinho.

 

Risotto all’amarone

Pratos típicos do Vêneto

O Risoto ao amarone é uma receita típica de Verona, onde o violeta do radicchio se mistura perfeitamente com o vinho Amarone di Valpolicella, um bom vinho tinto produzido nas colinas ao redor de Verona. Além disso, tudo é misturado com um muito bom Monte Veronese, um queijo típico de Verona.

Por fim, o arroz, como manda a tradição veronesa, deve ser vialone nano, uma variedade de arroz típico da região. E, assim como os ingredientes com os quais é feito, este risoto também é fino e requintado.

Recomendo a todos que o preparem, para dar um toque de classe a um jantar com convidados.

 

Risotto all’Isolana

Pratos típicos do Vêneto

Risotto all’isolana (risoto à isolana) é um dos pratos típicos do Vêneto. Pelo nome, pode-se pensar em um prato de frutos do mar ou em alguma receita vinda de uma ilha, mas seu nome vem do lugar onde esta receita se origina: Isola della Scala, um vilarejo da província de Verona.

De fato, trata-se de um risoto de carne de vitela e porco. Além disso, é um prato de antigas tradições que ainda hoje se prepara na região de Verona.

Cozinha-se o arroz (que deve ser o Vialone Nano Veronese) no caldo e, em seguida, adicionad-se a carne, cortada em cubos e previamente cozida.

 

Tortellini di Valeggio

Todos os anos, em Valeggio sul Mincio, na Ponte Visconteo, celebra-se a festa do nó do amor, nome vagamente erótico com que são chamados os típicos tortellini da pequena vila de Scaligero. A lenda remonta a 1300, quando um soldado e uma ninfa, apaixonados, se refugiaram no fundo do rio Mincio para escapar de seus inimigos, deixando um lenço atado à beira do rio como símbolo de seu amor.

Mas em suma, os tortellini são recheados com porco, frango, vitela, vaca, presunto cru, pão ralado, parmigiano reggiano ou grana padano. Normalmente serve-se o tortellini com caldo ou manteiga e sálvia.

 

Fígado à Veneziana

O fígado à moda veneziana (em italian, fegato alla veneziana) é, talvez, o prato típico de Veneza mais famoso da Itália.

Já na Roma Antiga, combinava-se o fígado com figos, um ingrediente doce o suficiente para amenizar seu sabor ferroso. No entanto, a tradição veneziana o combina com cebola.

Prato simples de preparar, é um grande clássico italiano. Seu acompanhamento ideal são fatias de polenta fritas ou assadas.

 

Pratos típicos do Vêneto: Lesso e Pearà

Pratos típicos do Vêneto

Entre os pratos típicos de Verona, um dos mais conhecidos é o Lesso e Peará. Trata-se de uma carne cozida (lesso) e servida com um molhinho feito com pão ralado, tutano e muita pimenta do reino (peará).

A preparação deste prato não é muito difícil, mas é muito longa. Cada família e cada restaurante tem sua própria receita, mas os ingredientes e procedimentos básicos são os mesmos para todos. As carnes mais usadas são a de vitela e de porco.

 

Tiramisù

Pratos típicos do Vêneto

O tiramisù, provavelmente, é hoje a sobremesa mais popular da Itália. Embora haja polêmicas quanto a suas origens, a versão mais plausível diz que o doce nasceu em Treviso.

Mas independentemente da sua origem e apesar das várias versões criadas mundo afora, a receita clássica leva apenas Mascarpone, café, biscoitos champanhe (savoiardi), açúcar, ovos e cacau em pó.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!