Hotéis na Itália

10 Pratos típicos do Piemonte

10 Pratos típicos do Piemonte

Os pratos típicos do Piemonte são os mais variados possíveis. De fato, do ponto de vista gastronômico, é uma região riquíssima. Como não pensar nas trufas de Alba, nos vinhos (o Barolo!), nas avelãs, nos queijos! Isso sem falar na carne vermelha, que certamente é uma das melhores da Itália, senão a melhor.

Enfim, trago para vocês 10 pratos típicos do Piemonte para você saborear durante suas férias!

 

1) Bagna Cauda

pratos típicos do Piemonte

Bagna cauda ou bagna caôda é um molho tradicional piemontês servido quente e no qual se mergulha vegetais crus, como aipo, pimentões, alcachofras, rabanetes, cenoura ou levemente cozidos, como batata, beterraba e nabo. Ele é preparado numa panelinha especial, mantida constantemente aquecida, e que é levada à mesa para que os comensais possa mergulhar os pedaços de legumes.

À base de muito alho, azeite e anchovas, existem muitas variações locais deste saboroso molho. No entanto, seja qual for a receita, existe uma regra geral que vale para todos: evite beijar pelo menos um dia!

 

Vitello Tonnato

pratos típicos do Piemonte

O Vitello tonnato é um dos pratos típicos do Piemonte mais famoso e difundido em toda a Itália. Trata-se de um prato frio à base de carne magra de vitela, servido como entrada, acompanhado de molho de atum.

Além do atum, o molhinho leva azeite, alcaparras, anchovas e gema de ovo cozida. É uma delícia, confie em mim!

 

Battuta di carne (Tartar de carne)

A Battuta é uma entrada feita com carne crua e temperada apenas com azeite, sal e pouquíssima pimenta do reino. Em alguns casos, é possível adicionar lascas de queijo ou de trufas.

O jogo de sabores é feito pela estrutura corporal do animal: a principal característica é dada pela hipertrofia muscular da coxa, denominada fassone. É daí que vem nome do corte, chamado fassona. A gordura intramuscular é distribuída na proporção certa para tornar a carne saborosa e ao mesmo tempo magra e com baixo teor de colesterol. Uma boa habilidade em usar a faca é o segredo da consistência final.

 

Agnolotti del plin

pratos típicos do piemonte

Agnolotti del plin é a massa recheada especial do Piemonte. O termo “plin” deriva do “beliscão” que é feito para fechá-lo. Estes deliciosos retângulos de massa recheada fazem parte dos “produtos alimentares tradicionais italianos” e são protegidos pela região do Piemonte.

Tradicionalmente, servia-se os agnolotti del plin sem molho e, além disso, escondidos em um guardanapo. Por quê? Questão de suavidade, dizem-nos. Hoje em dia, nos restaurantes e nas típicas trattorias piemontesas, é cada vez mais comum tirar o pó do raviolini com guardanapo, mais para fazer show do que para voltar às origens.

Enfim, é comum encontrá-los com molho de manteiga e sálvia ou com caldo de carne. Seja como for, mastigue devagar porque acabam rapidamente!

 

Pratos típicos do Piemonte: Panissa

A panissa, ou paniscia (absolutamente não confundir com a da Ligúria, que é outra coisa), é uma receita típica de Vercelli e arredores.

Este prato de arroz ou risoto (dependendo do método de cozimento) é cozido junto com dois produtos típicos da região, ou seja, o feijão de Saluggia, semelhante ao feijão carioquinha, e o salame della duja, um salame conservado em banha de porco.

Este prato típico do Piemonte tem uma tradição secular e popular, uma vez que o cultivo do arroz era a principal atividade de muitas famílias. Existe uma versão do Novara, chamada Paniscia, com pequenas variações na receita.

Enfim, o sabor lembra muito o da feijoada brasileira. É realmente delicioso.

 

Risotto al Barolo

Pratos típicos do Vêneto

Em toda a Itália, costuma-se preparar os risotos com bons vinhos finos, e no Piemonte, terra de cultivo de arroz e de ótimos vinhos, não poderia faltar um risoto com Barolo. Afinal de contas, entre todos os vinhos piemonteses, ele é o rei indiscutível.

Desta união nasceu este prato que é o mais representativo desta esplêndida região rica em produtos de qualidade. Mas não precisa usar um Barolo de valor, basta aquele do supermercado!

 

Bollito misto (Carne mista cozida)

Dizem que este substancial triunfo da carne era um dos pratos favoritos do Rei Vittorio Emanuele II, outrora rei da Itália. Os tempos mudam, mas as receitas permanecem, e a carne cozida mista é um daqueles pratos que se mantiveram quase inalterados. Sem dúvida, a grande protagonista é a carne bovina, mas também leva carne de porco e, às vezes, frango. Além disso, acompanham as carnes um molho verde à base de salsinha, um vermelho à base de tomate e uma mostarda francesa.

De origem pobre, resultante da necessidade de submeter a carne de animais já velhos (por serem inadequados para o trabalho ou a ordenha) ao cozimento lento e prolongado, logo se transforma em prato real e para uma ocasião especial.

Há também versões de Bollito em outras regiões da Itália, mas a carne mista cozida piemontesa é a mais famosa de todas, assim como a mais completa, rica e equilibrada.

 

Brasato al Barolo

pratos típicos do Piemonte

Olha o Barolo novamente em um dos pratos típicos do Piemonte! Enfim, o Brasato ao Barolo é um grande clássico da cozinha italiana e agrada a todos os apreciadores de carnes assadas. É um orato rico, saboroso e estruturado, excelente se servido com polenta.

 

Pratos típicos do Piemonte: Bonet

De origens muito antigas, pois remonta ao século XIII, quando era consumido em banquetes nobres, o bonet é uma sobremesa típica do Piemonte. Ela é feita com ovos, açúcar, leite, cacau, licor (normalmente rum) e biscoitos amaretti.

Ele parece com um pudim de chocolate e, na sua versão original, denominada “alla monferrina”, não levava chocolate (que chegou à Europa no século XVII). Por sua vez, a receita moderna, bem “chocolatoso”, é a mais reproduzida e amada de todas.

 

Panna cotta

pratos típicos do piemonte

A Panna cotta é uma sobremesa apreciada e difundida em toda a Itália, mas ela tem origens piemontesas. Esta sobremesa pertence à família dos pudins, mas seu ingrediente básico é o creme de leite.

Seu preparo é bem simples e é uma sobremesa apreciada por todos. É possível combiná-la com diversos sabores, como caramelo, chocolate, frutas vermelhas e muito mais.

 

Sem dúvida, come-se muito bem no Piemonte! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!