Hotéis na Itália

pratos típicos do abruzzo

10 Pratos Típicos do Abruzzo

Os pratos típicos do Abruzzo podem não ser muito conhecidos no exterior, como acontece no caso de outras regiões. No entanto, vale a pena conhecer a culinária do Abruzzo, baseada em pratos simples, muitas vezes de origem camponesa.

Assim sendo, vamos conhecer alguns deles?

 

Pratos típicos do Abruzzo: Pizz’onta

pratos típicos do abruzzo

A pizzonta é uma espécie de panqueca com fermento frita. O nome “Pizz’onta” deriva do jargão dialetal da província de Teramo e traduzido para o português significa “Pizza Gordurosa”.

A receita destas panquecas se transmite de geração em geração e cada família tem a sua versão. De fato, elas são preparadas por todas as avós abruzesas para o lanche dos netos!

Eles são trazidos à mesa ainda quentes e muitas vezes são acompanhados por algumas fatias de presunto cru local.

 

Pallotte Cace e Ove

pratos típicos do abruzzo

Um dos pratos típicos do Abruzzo mais conhecidos na Itália são, sem dúvida, o Pallotte Cace e Ove. Essas bolinhas (pallotte) nasceram para substituir a carne, produto que nem todo mundo podia comprar, com os ovos, mais acessíveis.

Enfim, trata-se de bolinhos feitos com pão amanhecido, queijo, ovos e, às vezes, pimentão. Eles são fritos e servidos com molho de tomate. Sem dúvida um prato de origem pobre, mas muito saboroso.

 

Pipinduni nghe l’ov’

pratos típicos do abruzzo

Literalmente pimentões com ovos, este prato é uma combinação bem simples, mas substancial. Ele é uma clássica entrada nos cardápios do Abruzzo.

Além disso, quem trabalha no campo, usa o pipindun ’e ov’ como recheio de sanduíches! Nos restaurantes é servido como aperitivo ou entrada, uma espécie de “salada ao modo do Abruzzo. Obviamente não há dúvidas sobre o sabor!

 

Scrippelle Mbusse

pratos típicos do abruzzo

O scrippelle mbusse, ou crepes molhados, são uma receita típica da cidade de Teramo. Estes crepes salgados simples e leves são servidos em caldo, como sopa. É um prato simples e leve adequado para servir no jantar, talvez num dia frio de inverno.

Os crepes são bem finos e recheados com queijo parmesão ralado e pecorino do Abruzzo. Eles são então enrolados, dispostos num prato fundo e depois totalmente submersos no caldo de peru.

 

Chitarrine alla Teramana

pratos típicos do abruzzo

Chitarrine alla Teramana é um dos grandes pratos típicos do Abruzzo. Neste prato a tradição do Abruzzo é muito bem expressa, especialmente por causa da chitarrina ou espaguete alla chitarra que são um tipo de massa fresca típica local.

Com formato semelhante ao espaguete, eles são quadrados e podem ser temperados com diversos molhos, tanto brancos quanto de tomate. Sua forma particular e seu nome se devem à “chitarra”, um instrumento muito parecido com o violão, no qual a massa é passada por uma série de cordas de metal esticadas que cortam a folha de massa fresca em espaguete quadrado, isto é, a chitarrina.

Enfim, a Chiatarrine alla Teramana é um clássico prato de massa. Ele é feito com um excelente molho de tomate e com muitas almôndegas de carne, chamadas pallotte.

 

Sagne e fagioli

Sagne e feijão são um dos pratos típicos do Abruzzo perfeitos para saborear no inverno.

Assim como muitas outras receitas de origem camponesa, este prato é composto essencialmente por cereais e massas frescas.

Os cereais e a farinha (para fazer massa) eram, na verdade, alimentos que além de muito nutritivos, podiam ser perfeitamente conservados durante os meses de inverno.

Enfim, a sagne se assemelha a tagliatelle quebradas. Além disso, este prato leva também feijão e toucinho!

 

 

Pratos típicos do Abruzzo: Arrosticini

pratos típicos do abruzzo

Arrosticini são basicamente espetos feitos com carne de ovelha. A carne ovina bem limpa e desossada é disposta em camadas, alternando as partes gordas e magras, formando um retângulo com cerca de 10cm de profundidade. Em seguida, espeta-se vários palitos de madeira, com comprimento que varia entre 25-30 cm. Por fim, corta-se a peça  em vários espetinhos.

 

 

Brodetto di pesce

O Abruzzo é banhado pelo Mar Adriático, então não poderia faltar um prato à base de peixe!

O Brodetto é uma espécie de sopa de peixe realizada com os peixes menos “nobres”. De fato, os pescadores, depois de terem vendido os produtos da sua pesca, isto é, os peixes melhores, aproveitavam as sobras e os itens não vendidos para levar para casa e preparar uma sopa.

Certamente as donas de casa não podiam desperdiçar um bom peixe fresco. Foi daí que nasceu o brodetto. Dependendo da cidade, as versões deste prato podem ser diferentes, porém o ingrediente principal é sempre o peixe. Tem o brodetto alla pescarese, alla vastese e o brodetto alla giulianese.

 

 

Pratos típicos do Abruzzo: Ferratelle

A ferratelle do Abruzzo são um dos doces mais antigos da Itália. Os poucos ingredientes necessários e a simplicidade do preparo explicam a antiguidade desta receita.

Existem muitas variações da receita original, cada uma das quais adiciona algum sabor aos ingredientes. Existe também a possibilidade de encontrar (e preparar) a versão salgada, que é uma boa opção para aperitivos e petiscos.

Mas enfim, as Ferratelle são waffles simples, mas há também uma versão sobreposta dupla ou enrolada em forma de cannoli para serem recheados, como de costume, com cremes e geléias.

 

Parrozzo

pratos típicos do abruzzo

O parrozzo é um doce típico do Natal no Abruzzo. Trata-se de uma torta feita com amêndoas e sêmola, coberto com uma calda de chocolate meio amargo.

Esta sobremesa gulosa e chique nasceu em Pescara em 1920 a partir de uma ideia do chef confeiteiro Luigi D’Amico, que para a sua realização se inspirou no pão rústico de Abruzzo, um pão de milho, de cor amarela intensa do qual o o nome é derivado (“Pan rozzo”, rozzo = rústico). D’amico substituiu a farinha de milho por ovos para dar a cor amarela e, finalmente, adicionou uma cobertura de chocolate que simulava a crosta torrada de pão assado na lenha!

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!