Hotéis na Itália

Pratos típicos da Sardenha

10 Pratos típicos da Sardenha

Os pratos típicos da Sardenha se baseiam em ingredientes simples e de origem pobre. Certamente, por ser uma ilha, você deve pensar que a maior parte deles leva frutos do mar. Em parte é isso mesmo, mas também há muita coisa com cordeiro e verduras, sobretudo no interior.

Enfim, aqui vão 10 pratos típicos da Sardenha para você experimentar durante sua viagem!

 

Salada de lagosta (insalata di aragosta)

Pratos típicos da Sardenha

A salada de lagosta, ou lagosta à moda da Sardenha, representa a versão regional da famosa lagosta catalã. Na verdade, a costa oeste da Sardenha sofreu muitas influências da vizinha Espanha, incluindo a tradição da culinária catalã.

A Sardenha, terra rica em peixe fresco e deliciosas lagostas, por isso não deixe de experimentar esta salada de lagosta fresca. É um prato perfeito para saborear na praia num dia quente de verão!

 

Panadas

Pratos típicos da Sardenha

Panada é um prato tradicional em que se utiliza como verdadeira panela um invólucro de massa rígida, recheado com legumes e carnes cortadas em pequenos pedaços e cozidas no forno. Os ingredientes do recheio vão cozinhar, liberando aromas e líquidos que vão saborear a panada por dentro.

Esta receita é difundida em quase toda a Sardenha, embora suas origens sejam atualmente disputadas entre as duas cidades de Assemini (Cagliari) e Oschiri (Olbia-Tempio). O recheio varia muito de acordo com gostos e áreas. Por exemplo, em uma das versões se usa carne de cordeiro geralmente combinada com ervilhas ou alcachofras.

 

Zuppa Gallurese

Pratos típicos da Sardenha

Zuppa gallurese ou “zuppa cuata”, como lhe chamam, é um prato típica da Gallura, a região norte da Sardenha que se estende de Badesi a San Teodoro e tem as melhores praias da região. A palavra “zuppa” significa sopa, mas na verdade não é um prato líquido, embora se use o caldo para prepará-lo. De fato, a consistência é semelhante à da lasanha.

Enfim, é uma mistura de fatias de pão (podem ser vários tipos de pão), queijo e caldo de cordeiro, assados no forno.

 

Pratos típicos da Sardenha: Culurgiones

Pratos típicos da Sardenha

Os culurgiones são um tipo de massa recheada muito tradicional. Originária de Ogliastra, espalhou-se aos poucos por toda a região, tornando-se uma das receitas mais populares da Sardenha.

Os culurgiones assemelham-se a grandes raviólis recheados com batata e hortelã, todos acompanhados de muito queijo pecorino (mas os ingredientes podem variar de zona para zona).

No entanto, a característica que mais os distingue é o modo de fechá-los. A técnica se chama sa spighitta, e representa a forma do trigo. Na verdade, os culurgiones foram originalmente preparados como um presente, uma espécie de amuleto, que era dado a uma pessoa querida. O trigo representado nele nada mais era do que um sinal propiciatório de fartura.

Enfim, normalmente serve-se os culurgiones com molho de tomate ou então com manteiga e sálvia.

 

Fregola com frutos do mar

Pratos típicos da Sardenha

A fregola é um tipo de macarrão da antiga tradição da Sardenha. Alguns documentos relatam seu comércio no século X, mas suas origens são ainda mais antidas. De fato, o nome deriva do latim ferculum, que se traduz como migalha.

Esta massa tem origens semelhantes às do cuscuz marroquino, pois se produz a partir da sêmola de trigo. Em seguida, ela é tostada no forno, etapa fundamental que lhe confere um sabor peculiar.

É possível combinar este tipo de massa com muitos molhos, mas uma mas versões mais tradicionais leva mexilhões e vongole, exaltando assim o sabor do mar. Além dessa, há ainda versões vegetarianas somente com verduras, ou ainda com linguiça e cogumelos.

 

Espaguete com Bottarga

A Bottarga é uma das iguarias mais famosas e saborosas da Sardenha. Ela é chamada de caviar do Mediterrâneo. Essas ovas de tainha secas podem ser degustadas em fatias finas como entrada ou podem ser usadas para temperar massas, geralmente espaguete ou linguine.

De fato, um dos pratos típicos da Sardenha é o Espaguete com Bottarga. Prato requintado com um sabor único, é uma receita simples, elegante, e fácil de preparar. Em suma, basta cozinhar o macarrão, escorrê-lo, adicionar um pouco de azeite, raspas da casca de um limão e um bom punhado de bottarga.

 

Pratos típicos da Sardenha: Malloreddus

Pratos típicos da Sardenha

Os malloreddus são conhecidos no resto da Itália como nhoques da Sardenha. Feitos apenas de sêmola de trigo duro e água, hoje é possível comprá-los em qualquer supermercado, mas são industrializados, nada a ver com os tradicionais frescos e feitos à mão.

A versão artesanal é feito com o ciuliri, uma espécie de peneira de juncos entrelaçados à mão. A massa, amassada nesta superfície, tende a enrolar, ficando com a superfície listrada característica que retém melhor o molho.

Enfim, o tradicional molho que se serve com os Malloreddus é feito à base de tomate e linguiça.

 

Porceddu

 

Porceddu, ou leitão no espeto, é um dos pratos típicos da Sardenha. Para cozinhar o porco, que deve pesar de 4 a 6kg no máximo, entretanto, são necessárias brasas e um espaço aberto, já que o cozimento deve ser feito em fogo alto e ao ar livre.

Enfim, cozinha-se o leitão inteiro com folhas de murta por algumas horas e depois servido em bandeja de cortiça.

 

Burrida a sa casteddaia

O nome pode parecer um pouco complicado, mas este prato típico de Cagliari consiste em um tipo de tubarão (pata-roxa, parecido com o cação) cozido.

A receita pede que se reserve o fígado do peixe, essencial para o molho que inclui também azeite, alho, nozes, pimenta malagueta e salsa. Dispõe-se o peixe já cozido em camadas em um recipiente, e então se cobre com o molho. Ele deve marinar por pelo menos 24h antes de serví-lo.

 

Pratos típicos da Sardenha: Seadas

 

Sem dúvida o mais conhecido doce típico da Sardenha, a seada é uma massa frita recheada com queijo. Ela tem  aroma de limão e é coberta com mel quente ou açúcar. Normalmente o queijo usado nas Seadas é um Pecorino não curado.

Enfim, para melhor saborear esta sobremesa maravilhosa, recomendamos que você escolha mel de flor de laranjeira ou de flores silvestres.

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!