Hotéis na Itália

Foto: primochef

10 Pratos típicos da Basilicata

Os pratos típicos da Basilicata são muito tradicionais e baseiam-se nos elementos dados pela terra e pela pecuária local. Embora não seja uma região muito grande, sua culinária é muito variada. Além disso, pode haver várias versões de uma mesma receita, mas baseadas em produtos diferentes.

Certamente isso acontece porque a Basilicata é formada por uma pequena área plana próxima ao mar, enquanto o restante do território se estende pelos Apeninos, que são montanhas. Assim, enquanto no litoral, a culinária tradicional baseia-se em produtos cultivados, como cereais e trigo, nas áreas montanhosas, os pratos típicos têm como ingredientes principais a carne bovina, ovina e suína.

Conheça então alguns pratos típicos da Basilicata para que você possa se deliciar enquanto visita Matera, Bernalda, Maratea ou qualquer outra cidade da região!

 

1. Zafarani cruschi (pimentão crocante)

pratos típicos da Basilicata
Foto: Clarita82 (FlickR)

 

Zafarani cruschi é uma especialidade que consiste praticamente em pimentões vermelhos secos e crocantes. Consome-se sozinhos ou são usados para temperar outros pratos, especialmente massas.

Quando são consumidos sozinhos, geralmente são servidos como entrada. Neste caso, frita-se os pimentões cruschi (secos) ou até pimentões frescos. Dessa forma, eles ficarão ainda mais crocantes e saborosos.

Ingredientes principais: pimentão vermelho e azeite

 

2. Ferrett’ cù Pezzent’ e Rafano (massa com linguiça e rábano)

pratos típicos da Basilicata
Fusilli com linguiça e rábano, ou melhor, ferrett ‘cu pezzent e rábano, é um dos pratos típicos da Basilicata.

 

Tradicionalmente, esse prato era preparado durante o período do carnaval, exatamente na terça e quinta-feira gordas. Fusilli, ou melhor, o macarrão modelado com um arame (ferrett), deve ser rigorosamente preparado fresco à mão, e é chamado assim porque é preparado torcendo o macarrão fresco com um fio muito fino.

Serve-se a massa com um molho de tomate aromatizado com rábano ralado e o pezzente lucano, que é uma linguiça feita com cortes de carne de porco menos valiosos. Daí o nome que indica “linguiça para os pobres” (pezzente significa uma pessoa que vive em condições miseráveis).

Ingredientes principais: fusilli feito à mão, linguiça, rábano e molho de tomate.

 

3. Ragù Lucano

pratos típicos da basilicata

O ragù é um dos molhos mais amados da Itália e a Basilicata tem a sua versão regional. Os ingredientes mudam um pouco e além disso, não pode faltar a linguiça Lucanica, que é a linguiça típica da região. Mas não é só, o ragù lucano leva também pancetta, pecorino e toucinho.

Ingredientes principais: linguiça lucanica, bacon fatiado, pecorino, toucinho, tomate pelado e noz-moscada.

 

4. Cicorie e fave (chicória e favas)

pratos típicos da basilicata
Foto: Clarita82 (FlickR)

 

Este é um prato típico de Matera e arredores, que sempre foi simples e nutritivo, além de fácil de preparar. A fava era considerada um alimento pobre e, portanto, presente nas mesas menos ricas, enquanto hoje faz parte daqueles alimentos procurados por suas propriedades nutricionais.

A chicória, com seu sabor amargo, cria um contraste perfeito com o sabor mais doce dos grãos.

Ingredientes principais: favas, chicória, azeite extra-virgem, pimenta do reino e pão (para acompanhar).

 

5. Pane cotto alla lucana (pão dormido com verduras)

pratos típicos da basilicata

Um dos produtos mais importantes da culinária da Basilicata é o pão, que é um excelente produto, muitas vezes ainda assado em fornos a lenha. Portanto, uma receita que o incluísse não poderia faltar.

Além de pão, o pancotto inclui também alho-poró, folhas de nabo e pimenta malagueta: em uma panela eles são primeiro refogados e depois cozidos com água. Em seguida, adiciona-se ovo e salsinha. Depois que o conteúdo estiver cozido, é só dispor a mistura por cima das fatias de pão (que pode ser até pão dormido).

Ingredientes principais: pão, ovos, folhas de nabo (ou outras folhas) alho-poró e pimenta.

 

6. Crapiata Materana

Foto: primochef

 

A crapiata é uma sopa de leguminosas e trigo típica de Matera. Ainda hoje, no dia 1º de agosto em Matera, acontece o “Festival da Crapiata”.

O prato nasceu do desejo de comemorar o fim da colheita de trigo e legumes. Antigamente, os habitantes de Matera se encontravam nos bairros do Sassi e cada um dos vizinhos levava consigo um legume da própria horta para adicionar ao caldeirão.

Ingredientes principais: feijões, grão de bico, ervilhas, chícharo, favas, trigo, tomate cereja e cebola

 

 

7. Bollito dei pastori o dei monaci (carne de panela)

A carne cozida de pastores ou monges é um prato pertencente à tradição camponesa e pastoral da Basilicata. É um cordeiro cozido combinado com cebola, batata e tomate. A preparação é simples e não leva muito tempo.

Além do cozimento correto do cordeiro, o que importa nesta receita é a escolha das matérias-primas. Em alguns lugares há variações para utilizar os vegetais típicos de cada lugar.

Ingredientes principais: cordeiro, batata, tomate, louro, cebola e pimenta do reino.

 

8. Baccalà a Ciuredda (Bacalhau ao modo Ciuredda)

Outro produto amplamente utilizado e apreciado da culinária da Basilicata é o bacalhau. Existem diversas variações que caracterizam esse alimento, mas, ao escolher um prato à base peixe mais típico da Basilicata, não se pode falar do bacalhau.

A receita é composta por elementos simples e genuínos e nem exige muito tempo de preparação. Você precisa fritar algumas cebolas frescas, acrescentar alho e tomate e seguir com o bacalhau, salsinha e pimenta do rieno. Quando é hora de servir, no entanto, o pão é algo essencial, que neste caso deve ser caseiro e levemente tostado.

Ingredientes principais: bacalhau, tomate, pimenta do reino, cebola e pão.

 

9. Focaccia alla Chianca

Sem dúvida um lanche imperdível para quem visita Matera, a focaccia alla chianca é uma focaccia assada diretamente na pedra refratária do forno a lenha. Alta e crocante, ela temperada apenas com tomate cereja e azeitonas.

 

10. Chinulidd’

pratos típicos da Basilicata

Entre os pratos típicos da Basilicata, os doces não são os protagonistas. Na verdade, a maior parte dos doces são bem simples e comuns também em outras regiões.

Enfim, entre as receitas mais populares, estão os calzoncelli de castanha, também chamado de “chinulidd”. São deliciosos pastéizinhos de massa de trigo duro, recheados com creme de castanha portuguesa. Eles são fritos e depois polvilhados com açúcar de confeiteiro ou gotas de mel.

Gostou? Então compartilha!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!!